O prefeito Flávio Prandi(DEM) assinou na tarde de terça-feira, 13, um acordo de cooperação técnica com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, com o objetivo de melhorar o sistema de informática da Prefeitura de Jales. Segundo o prefeito, o acordo na área de tecnologia da informação vai proporcionar uma diminuição no trânsito de papéis no âmbito da Prefeitura. “Depois que o sistema estiver implantado, os processos tramitarão eletronicamente e só no final, se necessário, haverá a impressão de documentos. Isso vai reduzir radicalmente a circulação de papéis. É um sistema parecido com o que já existe no Tribunal de Justiça”, disse o prefeito. Ele ressaltou que o acordo proporcionará economia aos cofres públicos, além de melhorias na prestação dos serviços, uma vez que os processos tramitarão com maior rapidez.
A assinatura do acordo contou com as presenças dos representantes do Instituto Federal de São Paulo, professores Marcos Amorielle Furini (diretor geral do campus de Votuporanga), Carlos Eduardo Maia de Oliveira (coordenador de Extensão), Carlos Eduardo Alves da Silva (coordenador de Tecnologia da Informação) e Evandro Araújo Jardini (coordenador do curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas). Eles explicaram que o acordo firmado com a Prefeitura de Jales é pioneiro na área de Tecnologia. “As negociações para que algumas demandas do município fossem resolvidas começaram no ano passado, com o doutor Pedro Callado”.
Eles explicaram, também, que o Instituto possui uma rede com 640 unidades em todo o Brasil, sendo 36 delas em São Paulo. “Embora esteja em Votuporanga há apenas seis anos, desde 2011, o IFSP já tem 108 anos de existência, com cursos superiores e técnicos respeitadíssimos”, afirmou Carlos Eduardo. Ele afirmou, ainda, que “já estamos costurando outros acordos com o prefeito Flá, na área de trânsito e na área de edificações; ainda neste ano teremos um curso de mestre de obras no Fundo Social de Solidariedade de Jales”.
Para o coordenador Evandro Araújo Jardini, o pioneirismo do acordo firmado pela Prefeitura de Jales será um exemplo para os demais municípios da região. “O sistema que pretendemos implantar em Jales, totalmente gratuito, foi criado pelo governo federal. Para aderir a ele, a prefeitura passará por quatro etapas que incluem o mapeamento de todos os computadores da rede municipal, o treinamento do pessoal para gerência da rede, a montagem e configuração dos servidores, tanto de e-mail quanto de páginas e, por último, a implantação do sistema eletrônico de documentos, que facilitará a busca por documentos recentes e antigos”.