Quarta-feira, Novembro 27, 2024

Pedágio na Ponte Rodoferroviária deve começar a valer em 10 de março

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A concessionária Way-112, que venceu a concessão de algumas rodovias do Leste de Mato Grosso do Sul, deve iniciar a cobrança de pedágio na Ponte Rodoferroviária Roberto Valle Rollemberg a partir de 10 de março de 2024. O início da cobrança na Ponte Rodoferroviária foi adiado devido à logística de fornecimento de materiais para a finalização da praça de pedágio. A tarifa para a categoria simples será de R$ 4,20, e para os eixos comerciais, o valor será multiplicado por cada eixo.
Apesar de já ter sido dada como certa por órgão de imprensa da região, a empresa não confirma a data e a Assessoria de Imprensa se limita a dizer que “será enviado um release para a imprensa nos próximos dias com as informações necessárias e, com antecedência à data de abertura do pedágio. Peço que aguarde, por favor”.
Cinco das seis novas praças de pedágio já entraram em operação no último domingo, 11 de fevereiro, operadas pela concessionária, após licitação promovida pelo governo estadual sul-mato-grossense. Elas ficam localizadas na Rodovia BR-158 – uma em Paranaíba (km 78+100); e duas em Aparecida do Taboado (km 118+100 e km 174); na Rodovia MS-112 – uma em Cassilândia (km 193+300) e outra em Selvíria (km 64+200).
O pagamento nas cabines manuais pode ser feito por meio de dinheiro, cartão de crédito e débito, Visa Vale Pedágio e DBTrans. Há também pista de cobrança automática, com 5% de desconto no valor da tarifa. Para utilizar esta modalidade, o usuário deve se consultar as empresas que oferecem meio de pagamento eletrônico, como Conectcar, Greenpass, Sem Parar, Move Mais e Veloe.
As tarifas nas demais praças de pedágio da concessionária será de R$ 6,45 para motocicletas, de R$ 12,90 para carros de passeio e R$ 116,10 para caminhões com reboque de até nove eixos.
A Way-112 que pertencente ao Grupo Way Brasil, assinou o contrato de concessão das rodovias MS-112, BR-158 e BR-436 com o Governo de Mato Grosso do Sul em março de 2023.
A empresa assumiu, por 30 anos, a responsabilidade pela administração, recuperação, conservação, manutenção, implantação de melhorias e ampliação dos trechos das rodovias concedidas.
O início da cobrança e o valor das tarifas de pedágio nas praças foram autorizados pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS), responsável pela fiscalização e regulação do contrato de concessão. A tarifa básica (categoria 1) é aplicada a veículos de passeio; outras categorias de veículos terão preços diferenciados, conforme a tabela nesta página.
CONTRATO FOI ASSINADO EM 2023
Em 23 de março, a Way-112 Concessionária das Rodovias do Leste MS assinou com o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, o Contrato de Concessão das rodovias MS-112 e trechos da BR-158 e BR-436, que garante investimentos de 3,44 bilhões em 30 anos.
Os três trechos de rodovias concedidos somam 412,4 quilômetros de extensão. A MS-112 vai do entroncamento com a BR-158, em Três Lagoas, até o entroncamento com a mesma rodovia federal, em Cassilândia, em uma extensão de 200,5 quilômetros. Já o trecho da BR-158 em concessão segue da Way-306 (Cassilândia) até o entroncamento com a rodovia MS-444 (Selvíria), totalizando 193,8 quilômetros. E o da BR-436, do entroncamento com a rodovia BR-158, em Aparecida do Taboado, até o término da ponte interestadual, em uma extensão de 18,10 quilômetros.
A concessão vai afetar diretamente os 230 mil habitantes dos seis municípios abrangidos pelas rodovias: Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Inocência, Selvíria e Três Lagoas. Mas afeta principalmente o tráfego de caminhões que trafegam para o estado de São Paulo em direção ao Porto de Santos e a centros industriais no estado, com potencial de encarecer as viagens e, consequentemente, as mercadorias.
A promessa é de melhorias na infraestrutura, serviços de atendimento ao usuário, disponibilizados gratuitamente nas 24h do dia, em emergências, seja socorro médico com ambulâncias ou mecânico com guinchos leves e pesados; veículos de inspeção contínua de tráfego; além de viaturas para apreensão de animais e de combate a focos de incêndio; que ficarão a postos em bases operacionais estrategicamente instaladas nas rodovias.
Para monitoramento e controle de tráfego, a concessionária terá em sua sede um Centro de Controle Operacional, que também coordenará o atendimento aos usuários, mobilizando as equipes e viaturas necessárias nas ocorrências.

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