Quarta-feira, Novembro 27, 2024

Nenê do Pet Shop falta a sessão da Câmara e provoca novo adiamento do julgamento das contas de Parini e Viola

Date:

A ausência do vereador Fagner Amado Pelarini (PRB), o Nenê do Pet Shop, à sessão da Câmara de segunda-feira passada, 30/11, provocou mais um adiamento da votação sobre o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que recomenda a rejeição das contas do ex-prefeito Humberto Parini e do ex-vice, Clóvis Viola, relativas a 2012, último ano do mandato da dupla. Todas as demais contas anuais dos dois mandatos de Parini e Viola – de 2005 a 2011 – foram aprovadas pelo Tribunal.

Mas o que chamou a atenção e motivou muitos comentários nos bastidores da Câmara foi a ausência do vereador, que teria ido a Mato Grosso Sul para tratar de negócios particulares. O ex-vice, Clóvis Viola, que se movimentou durante todo o final de semana, tentando obter os sete votos necessários para a rejeição do parecer do TCE e a aprovação das contas, chegou a conversar, segundo fontes, com o vereador Nenê, via celular, por volta das 15 horas da segunda-feira. O vereador explicou que estava em Chapadão do Sul (MS), a cerca de 315 quilômetros de Jales, mas garantiu que voltaria a tempo de participar da sessão.

À noite, já durante a sessão, apreensivo com a ausência de Nenê, Clóvis voltou a ligar para o vereador e ficou sabendo que ele ainda estava em Chapadão do Sul. “Sinceramente, eu estou surpreso e preocupado. Sem o voto do Nenê, dificilmente nós teremos os sete votos que precisamos para aprovar nossas contas”. Clóvis, que estava acompanhado pelo ex-secretário de Planejamento da administração Parini, João Missoni Filho, revelou que já tinha perdido as esperanças de contar com os votos dos vereadores Gilberto Alexandre de Moraes (DEM), Jesus Martins Batista (DEM) e Tiago Abra (SD). “Não sei por qual motivo, mas eles estão irredutíveis e vão votar contra a gente”.

Com a ausência de Nenê e a possibilidade de não conseguir os votos necessários para aprovar as contas de Parini e Viola, o grupo de vereadores favoráveis aos dois decidiu adiar mais uma vez a votação do parecer. A vereadora petista Pérola Cardoso foi a escalada para subir à tribuna e solicitar um novo pedido de vistas, que teve apenas um voto contrário, o do vereador Tiago Abra (SD). Abra, que já declarou seu voto contra a aprovação das contas, queria resolver o caso naquela sessão. 

Cerca de 15 pessoas, além de Clóvis e Missoni, acompanharam a sessão, entre elas a ex-secretária de Educação, Élida Barison. Nos bastidores da sessão, especulava-se que Nenê do Pet Shop teria faltado propositalmente. Ele teria sido orientado por adversários de Parini e Viola, que desejam tirar o ex-vice – um provável candidato em 2016 – do páreo, antecipadamente. Com a rejeição das contas, Clóvis ficaria inelegível e não poderia participar das eleições do ano que vem. O próprio Clóvis ficou cismado com a situação. “Eu estou sentindo que tem algumas forças ocultas querendo me tirar da disputa, mas eu confio no Nenê. Tenho certeza de que ele estará presente na próxima sessão e irá votar a nosso favor. Até porque, as falhas apontadas pelo TCE não são assim tão graves e já foram devidamente justificadas”, disse Clóvis.

O parecer do TCE deverá ser votado na sessão de segunda-feira, 07/12, sem novos adiamentos. “Segunda-feira é o último prazo para que o parecer seja julgado. Não tem como adiar mais”, explicou um funcionário da Câmara.

Outro lado:

O vereador Nenê do Pet Shop desmentiu que tenha faltado à sessão de segunda-feira para atrasar a votação das contas de Parini e Viola. Ele confirmou que estava em Chapadão do Sul (MS) e não conseguiu chegar a tempo de participar da sessão. “Eu cheguei só em casa por volta da uma hora da manhã”. Ele esclareceu, ainda, que não foi Clóvis Viola em ligou para ele durante o dia. “Quem me ligou foi o doutor Pedro Callado, provavelmente a pedido do Clóvis”. Nenê garantiu, por outro lado, que estará na sessão dessa segunda-feira, mas não quis adiantar como será o seu voto no caso das contas de Parini e Viola. “Isso nós vamos ver somente na segunda-feira mesmo”, disse o vereador.    

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Justiça arquiva ação do Partido de Penariol contra A Tribuna

O juiz eleitoral da 52ª Zona Eleitoral de Jales,...

MP pede cassação e inelegibilidade de vereadora eleita

O Ministério Público Eleitoral de Jales está pedindo a...

9 a 1: Luis Henrique se consolida como maior liderança política do município

O prefeito Luis Henrique Moreira (PL) alcançou no último...

Eleição em Jales, apenas cinco urnas precisaram ser trocadas

O dia de votação em Jales transcorreu sem intercorrências...