Depois de enviar cerca de 4.000 notificações a proprietários de terrenos vagos, solicitando a limpeza dos mesmos, a Prefeitura de Jales está começando a multar aqueles que não tomaram providências. O valor da multa é de apenas uma Unidade Fiscal do Município (UFM), ou cerca de R$ 180,00, mas, além da multa, a prefeitura está efetuando a limpeza do terreno e cobrando R$ 1,75 por metro quadrado. “Na maioria dos casos, juntando a multa e a cobrança pela limpeza, o valor passa de R$ 800,00”, explicou o secretário de Obras, Manoel Andreo de Aro.
Ele explicou, também, que a prefeitura está se cercando de todos os cuidados para fazer as coisas de acordo com a lei. “Em princípio, nós enviamos todas aquelas notificações como uma espécie de alerta. Agora, a equipe da Secretaria de Obras está percorrendo a cidade, acompanhada por um fiscal. Estamos fotografando e enviando uma nova notificação e, quando o proprietário não providencia a limpeza, nós vamos lá, novamente acompanhados por um fiscal, fazemos o que precisa ser feito, fotografamos o terreno depois de limpo e enviamos a multa para o proprietário”.
Segundo Manoel, alguns contribuintes já procuraram a Secretaria para tentar cancelar a multa, o que não é possível. “Depois que a multa é lançada, não tem como cancelar. Por isso, é importante que as pessoas não deixem a situação chegar a esse ponto. É importante também que essa ação da prefeitura seja divulgada, para que os contribuintes saibam o que está acontecendo e, se for o caso, evitem passar por esse transtorno, pois a nossa intenção não é multar ninguém, mas conscientizar as pessoas sobre a importância de manter seus terrenos limpos”, concluiu o secretário.