Balanço da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo indica que o trânsito de Jales anda mais perigoso, ferindo e matando mais. As causas não são conhecidas oficialmente, mas podem ter relação com o aumento do número de motocicletas, ciclomotores e veículos semelhantes.
Nos primeiros cinco meses de 2024, foram registradas 137 ocorrências de lesão corporal culposa por acidente de trânsito em Jales, que tipifica o ferimento em decorrência de acidente involuntário. Cada ocorrência pode resultar em mais de um ferido. O número representa um aumento de 30,5% em relação ao número de ocorrências desse tipo registradas nos mesmos cinco meses do ano passado (105) e é o mais alto desde 2020. Em 2022 houve 120 ocorrências; em 2021, 118 ocorrências e em 2020 foram 149.
Nos primeiros três meses de 2023 os acidentes de trânsito nas ruas e avenidas de Jales deixaram 67 pessoas feridas. Foram 24 em janeiro, 16 em fevereiro e 27 em março. Nos mesmos três meses deste ano, o número subiu para 25, 22, 39, totalizando 86 vítimas. O salto foi de 28,4% no primeiro trimestre de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado.
ÓBITOS
As estatísticas da SSP-SP também mostram que entre janeiro e maio deste ano, houve 5 registros de homicídio culposo por acidente de trânsito, que é quando o acidente involuntário leva à morte de alguém. Foi um caso em janeiro, dois em março e dois em abril. Se o crescimento exponencial se confirmar, 2024 pode fechar com um recorde de mortos e feridos na década.
Em todos os 12 meses do ano passado, foram 4 registros; Em 2022 foram menos ainda, apenas 3; e em 2020 foi apenas 1 durante todo o ano.
Motos estão envolvidas em 86% dos acidentes
Segundo o delegado aposentado e ex-Diretor do Departamento de Mobilidade Urbana e Presidente do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Jales, Altair Ramos Leon, no primeiro semestre de 2022, foram registrados 129 boletins de ocorrência de acidentes de trânsito com vítimas pela Polícia Civil (Delegacia de Polícia) em Jales. Na ocasião, já chamava a atenção o elevado número de motocicletas e motonetas envolvidas nos acidentes, uma vez que em 111 dos casos, havia, pelo menos, uma moto envolvida, ou seja, em 86% dos acidentes de trânsito com vítimas. Em 2016, esse percentual era de 77%.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego – ABRAMET, baseada em dados do Ministério da Saúde, apenas no período de janeiro a julho de 2021, o número de internações de motociclistas atingiu recorde histórico, alcançando 71.344 casos graves e que exigiram a hospitalização de motociclistas. Além das graves consequências aos condutores e passageiros, uma vez que muitos ficam inválidos ou morrem.
A quantidade de motocicletas e motonetas em circulação cresceu de forma acelerada em nosso País. Em janeiro de 2022, a frota nacional de motociclistas e motonetas atingiu 29.869.455, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). A região Nordeste, por exemplo, tinha uma frota de 8.504.455 motocicletas e motonetas, enquanto a de automóveis era de 7.640.956, no mês de janeiro de 2022, de acordo com a mesma SENATRAN. Ou seja, 863.499 motocicletas e motonetas a mais do que automóveis.
Em Jales não poderia ser diferente, uma vez que, em janeiro de 2012, haviam 11.476 motocicletas e motonetas registradas no Município e atingiu o número de 15.919 no mês de janeiro de 2022, um aumento de 4.443 veículos.
PRINCIPAL CAUSA
Segundo o delegado, a análise dos boletins de ocorrência elaborados pela Polícia Civil de Jales mostra que a principal causa dos acidentes de trânsito com vítimas é humana, como, por exemplo: desrespeito a legislação e a sinalização de trânsito, falta de atenção na condução do veículo, velocidade incompatível para o local, uso do celular enquanto dirige etc.
90% das vítimas de acidentes de trânsito tinham mais de 50 anos
Matéria publicada neste semanário em 2021 com base em informações do ex-delegado de trânsito, mostrava que dos 189 boletins de ocorrência elaborados pela Polícia Civil para apurar registros de acidentes de trânsito com vítimas, no período de 1º de janeiro a 30 de agosto daquele ano, 10 eram sobre atropelamentos. Desses casos, 90% das vítimas tinham mais de 50 anos e 60% eram idosos com idades acima de 60 anos (duas de 88 anos, 82, 72, 62 e 60 anos). As outras vítimas tinham 51 (três) e 20 anos.
VÍTIMAS
Uma das vítimas foi o jovem Ryan Gouveia, de apenas 19 anos, que morreu atropelado na manhã de 3 de abril. O acidente aconteceu por volta das 7 horas da manhã, quando o garoto estava indo para o trabalho em um supermercado da cidade. Ele conduzia uma bicicleta elétrica quando se chocou com um caminhão, no trevo do JACB. A vítima ainda chegou a ser socorrida pelo SAMU e levada para a Santa Casa, mas não resistiu.
Outra vítima de um acidente do tipo citado pelo delegado aconteceu na tarde de 23 de maio, na Avenida João Amadeu. O bombeiro Lucas Bezerra, de aproximadamente 40 anos, trafegava com a sua motocicleta pela avenida quando se chocou violentamente contra a lateral de um caminhão.
O acidente mobilizou um grande contingente de policiais militares e viaturas, que interditaram o local para os trabalhos de perícia. Rapidamente o Corpo de Bombeiros prestou os primeiros socorros ao colega de corporação ainda no local e encaminhou o bombeiro ferido para a Santa Casa de Jales em estado gravíssimo.
Mortes no trânsito de Jales saltam de uma em 2021 para cinco em 2024
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