Os moradores da Rua da Liberdade e da Rua dos Tamburis, próximo a uma praça entre os bairros Jardim Bom Jesus e Jardim Brasil, não suportam mais a escuridão daquela região. Ambas as ruas possuem trechos grandes sem uma lâmpada funcionando, há alguns meses. E o pior: sequer sabem a quem recorrer para oficiar uma reclamação contra a falta de iluminação pública, cobrada todos os meses em seus carnes de IPTU. “A gente liga na prefeitura e eles mandam ligar na Elektro. A Elektro diz que não é problema dela, então a gente fica no mato sem cachorro. Ou melhor, sem luz”, disse uma moradora.
A reportagem esteve no local na noite da última segunda-feira e constatou a veracidade das reclamações. Apenas a praça ainda possui iluminação. Mas todos os postes das adjacências, tanto na Rua da Liberdade quanto na Rua dos Tamburis, estão com as lâmpadas apagadas. Um casal se arriscava a conversar na praça, mas cercado de uma grande escuridão.
Segundo os moradores, há alguns meses, havia iluminação, portanto, eles acreditam que seja um problema fácil de resolver. “É só vir alguém e trocar as lâmpadas, porque elas estão só queimadas. Mas eles ficam empurrando a gente de um lado para o outro. É muita falta de consideração. Uma hora diz que é a prefeitura, que é pra gente ligar e avisar, mas ninguém resolve. Alguém tem que fazer alguma coisa, a justiça, o promotor, os vereadores, sei lá. Não temos mais a quem recorrer. Já chamamos a rádio, mas nada adianta. Vamos ver se agora com vocês tirando fotos, eles enxergam a gente no escuro”.
Os moradores garantem que procuraram a prefeitura dentro do prazo solicitado, mas que nada foi feito. Agora, estudam fazer um abaixo assinado para pedir na justiça a devolução dos valores pagos pela iluminação pública, que não é fornecida.