Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Mães poderão ficar 4 horas a mais com filhos internados na UTI Neonatal

Date:

Com a ampliação dos horários de visita, a UTI Neonatal, passou por uma reformulação. A proposta é que além dos 30 minutos de direito do visitante, a mãe possa permanecer por mais quatro horas ao lado da criança. O objetivo de ampliar o horário de visita no setor é estreitar os vínculos maternos, que pode ser fundamental na recuperação da criança.

Essa proposta vem de encontro ao Programa de Qualificação na Atenção à Saúde (QUALI-SUS) e o Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares (PNASH) que são exemplos de normatizações que visam favorecer uma maior humanização no atendimento prestado à população. 

É importante ressaltar que no Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), enfatiza-se a importância da “Visita aberta e o direito ao acompanhante”. Essa proposta tem como objetivo a liberação ou ampliação do horário estipulado para visitas nas instituições de saúde, para que o vínculo com a família e a interação social sejam mantidos visando o bem-estar dos pacientes e familiares.

Para o pediatra Dr. Mauro Suetugo, a presença dos pais é de extrema importância para o tratamento da criança, agilizando e facilitando a recuperação. “Um bebê em UTI Neonatal interage com seus pais quando estes colocam seu dedo junto à mãozinha ou ao pezinho do bebê. Mesmo que aparentemente não responda, pode existir uma troca afetiva e a criança nesse momento é capaz de sentir o pulsar e o calor dos vasos localizados nos dedos dos pais. Está é uma forma de interação que pode emocionar os pais e fortalecer os laços afetivos”.

Ainda de acordo com médico, “existem estudos que comprovam que os prematuros são capazes de ver, ouvir, cheirar e responder ao toque, ao serem estimulados. Os bebês ainda respondem ao manuseio e mostram-se tranquilos quando alguém conversa com eles. Por meio do contato constante, os pais podem estabelecer um vínculo com o filho, garantindo assim uma recuperação rápida e até mesmo alta antecipada da unidade”, destacou o pediatra. 

A enfermeira responsável técnica, Ana Lúcia Silva, relatou que a equipe de enfermagem estará de prontidão para orientar os pais nos primeiros cuidados, propiciando um ambiente acolhedor e seguro. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS