Causou grande consternação na última segunda-feira, dia 19 de junho, a morte do empresário Ayres da Cunha, ex-diretor da Blue Life e proprietário da Zippy Alimentos, do setor de abate de peixes, de Santa Clara d’Oeste. O médico, empresário e ex-deputado Ayres da Cunha, de 80 anos, que faleceu às por volta das 9 horas, sofreu uma queda no domingo, 18, em sua residência em Aparecida do Taboado – MS e precisou ser transferido para um hospital em São José do Rio Preto, mas não resistiu aos ferimentos.
Conhecido como “Dr. Tilápia”, Ayres se formou em medicina, mas não exerceu a profissão por muito tempo. Se aventurou no mundo dos negócios e foi um empresário de sucesso com a criação da Blue Life Planos de Seguros. Casado com a jalesense Mancy Barbosa da Cunha Marques, manteve a empresa funcionando até realizar uma venda milionária para a Amil Planos de Seguros.
Foi eleito deputado federal e uma de suas bandeiras foi o setor de saúde. Ayres da Cunha contava que na Câmara dos Deputados, chegou a ser isolado por alguns parlamentares por não ter e por não querer montar “esquemas”. Abandonou a política quando conheceu “a fundo”, como ele dizia, a capital do país e a política que hoje está sendo escancarada em diversos esquemas de corrupção.
Nessa época o empresário decidiu mudar para Santa Clara d’Oeste e criar tilápias, os peixes que o deixaram famoso. O negócio garantiu notoriedade ao empresário que chegou a ser convidado a dar entrevistas em programas da Rede Globo e jornais e revistas nacionalmente conhecidos, como Estadão e Epóca. A Zippy Alimentos também se tornou uma empresa de sucesso.
Em razão de ser casado com uma jalesense, Ayres da Cunha era apaixonado pela região. Era proprietário da Estância Juliana, em Urânia, destinada à criação de gado em confinamento. Foi patrocinador do CAJ (Clube Atlético Jalesense) na década de 90, grande colaborador de entidades assistenciais e filantrópicas e chegou a receber o Título de Cidadão Jalesense, concedido pela Câmara Municipal em Sessão Solene no dia 8 de junho de 1996.
Ayres da Cunha gostava muito de jogar tênis. Muitos jalesenses amantes desse esporte se deslocavam até sua fazenda em Aparecida do Taboado, para participar de partidas ao lado do empresário.
O corpo de Ayres da Cunha foi cremado em São José do Rio Preto, em cerimônia que reuniu familiares e amigos.