O presidente do Tribunal de Justiça (TJ-SP), desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, participou na sexta-feira, dia 1º de setembro, da instalação da Vara do Juizado Especial Cível em Santa Fé do Sul. A juíza Melissa Bethel Molina será a titular da Vara que terá responsabilidade sobre 5.484 processos de competência da nova unidade. No total, a Comarca possui 19.434 processos em andamento.
O desembargador Paulo Dimas disse durante a solenidade que a Vara do Juizado Especial Cível é o cartão de visitas do judiciário. “Nos juizados especiais temos um atendimento mais próximo, leve e informal, onde a população leva diretamente suas demandas. Mais do que desafogar as Varas, queremos melhorar o acesso à justiça”, ressaltou.
A juíza Melissa Bethel frisou que a nova Vara irá proporcionar, tanto à comunidade, quanto à população de Santa Fé do Sul, mais agilidade e melhor atendimento. A magistrada já passou pelo Ministério Público e está há quase uma década no judiciário paulista.
O deputado estadual Itamar Borges (PMDB), prestigiou a cerimônia e aproveitou a instalação da nova Vara e a vinda do desembargador Paulo Dimas para reforçar o pleito para elevação da Comarca de Santa Fé do Sul para Entrância Final. “A Entrância Final que poderá gerar novos benefícios judiciários”. Itamar recordou aos presentes que fez gestões pela implantação da Vara do Juizado especial Cível, após receber o pedido do juiz diretor do Fórum de Santa Fé do Sul, José Gilberto Alves Braga Junior, apoiado por todos os juízes da Comarca.
Também participaram da solenidade o diretor do Fórum de Santa Fé, Marcelo Bonavolontá, o prefeito da cidade, Ademir Maschio, o vice-prefeito Alcir Zaina, o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Favaleça, os juízes Dr. José Gilberto Braga, Dr. Rafael Almeida, o promotor de justiça Fabrício Machado, o presidente da OAB de Santa Fé, José Jorge Pereira da Silva, o deputado Carlão Pignatari, autoridades, servidores da justiça, prefeitos da região, vereadores, advogados e população. (fonte: Informa Mais).