A gerente de Captação de Recursos da Santa Casa de Jales, Luciana Vicente, participou nos dias 15 e 16 de agosto, do 27º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. O evento aconteceu em Brasília e abordou o tema “A crise do Brasil: para onde vamos?”.
O evento teve início no dia 15 de agosto com um café da manhã e contou com a presença de 600 participantes. Estiveram presentes, o ministro da saúde, Ricardo Barros, o senador José Serra, autor do Projeto de Lei 7606/2017 que Cria o Programa de Financiamento Preferencial às instituições filantrópicas e sem fins lucrativos (Pró-Santas Casas) para atender aquelas que participam de forma complementar do Sistema Único de Saúde (SUS), administradores hospitalares, parlamentares, autoridades em Saúde e advogados, que dê alguma forma buscam alternativas para a crise econômica e manter o atendimento à população, apesar das dificuldades que vem sendo enfrentadas.
Para Edson Rogatti, presidente da CMB, a missão está em contribuir para que haja cuidado e atenção aos que dependem do trabalho oferecido. “Precisamos agir colaborativamente e nos municiar das ferramentas necessárias para suprir o que a crise desconstruiu”.
A gerente de Captação de Recursos da Santa Casa contou como foram os dois dias de congresso. “As palestras e os debates nos ajudam a encontrar alternativas de melhorias diante da atual situação financeira em que o país se encontra, a população depende muito das instituições filantrópicas para a saúde pública, em muitas regiões os atendimentos são apenas através dessas entidades, ” destacou Luciana.
No dia 16 de agosto, durante o encerramento, Rogatti agradeceu aos apoiadores dos hospitais e da Saúde Pública e informou que um grupo de representantes das Santas Casas foi recebido pelo Presidente da República, Michel Temer, naquela manhã, quando puderam agradecer o auxílio à aprovação do PL do Pró-Santas Casas (7606/2017).