Domingo, Novembro 24, 2024

Curso da UAB Jales é cancelado por baixa adesão

Date:

 

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) publicou em sua página na internet que cancelou os cursos de Gestão Pública nos pólos de Jales e Nova Londrina-PR “em virtude do baixo número de inscritos”. Seria a 8ª turma do pólo de Jales e era encarada como uma espécie de retomada das atividades da UAB que foram reduzidas por falta de verbas nos últimos anos.

As turmas de Cachoeira do Sul–RS, Campos Novos-SC, Canelinha-SC, Joinvile-SC, Laguna-SC, Otacilio Costa-SC, Palmitos-SC e São José-SC, as outras cidades que também estavam no Edital foram confirmadas com 50 alunos. As inscrições foram feitas entre 20 de maio e 11 de junho e as aulas começariam no segundo semestre (agosto).

A reportagem apurou que a exigência imposta pelo IFSC de restringir a seleção somente a quem tivesse prestado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi determinante para a baixa adesão. A intenção foi baratear os custos, substituindo o vestibular presencial por uma seleção com base nos dados fornecidos eletronicamente pelo candidato.

De acordo com o Edital, a seleção ocorreria por meio das notas do ENEM, abrangendo as edições 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 ou 2016, sendo necessário que o candidato tenha obtido pelo menos 300 pontos na redação. O candidato deveria optar pela edição do ENEM em que obteve maiores notas.

Este critério eliminaria automaticamente boa parte dos formandos das turmas anteriores, majoritariamente formadas por profissionais que deixaram de estudar há muito tempo ou que tentavam aprimorar os seus conhecimentos no serviço público. Muitos deles têm mias de 30 anos e são servidores públicos, mas há até vereadores e prefeitos. A parcela de ex-estudantes que acabaram de terminar o Ensino Médio e estão na faixa etária entre 18 e 24 anos determinada pelo Edital é insignificante.

A reportagem não consegui contato com o coordenador do Pólo, mas pelo Facebook, a UAB Jales informou que os critérios do edital são definidos pelo instituto responsável pelo curso, sem intervenção dos Pólos.

O Edital previa que se não houvesse o mínimo de 35 inscritos o processo seletivo seria cancelado. A lista de aprovados publicada na página do IFSC mostra apenas 12 nomes, ou seja, menos da metade necessária.

OUTROS CURSOS

Apesar do cancelamento do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, o pólo de Jales da UAB anunciou nesta semana a abertura de outros cursos.

Em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) houve a abertura de inscrições para o curso de extensão “Música e Educação: gêneros musicais, história e comportamento humano”, no período de 15 de julho a 11 de agosto, com taxa de inscrição no valor de R$ 35,00.

Para o Polo de Jales está sendo disponibilizadas 50 vagas e o curso será realizado no período de 12 agosto a 09 de dezembro e composto por cinco encontros presenciais, realizados nas dependências do Polo de Jales.

Também estão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação lato sensu em Formação Pedagógica para a Educação Profissional com ingresso em 2017. O curso é ministrado pelo IFSC e para o Pólo de Jales são oferecidas 40 vagas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Jalesense assume a Presidência do Tribunal de Justiça do MS

O Poder Judiciário do Estado do Mato Grosso do...

Pesquisa para prefeito de Jales aponta Luis Henrique com 63,2% e Dr.Penariol com 4,8%

O SBT Interior publicou na última quarta-feira,28 de agosto,...

UNIJALES celebra 54 anos de história com muita música e show pirotécnico

Na segunda-feira, 25 de março, o Centro Universitário de...