Após visitar Urânia e participar dos festejos de aniversário da cidade ao lado do prefeito Márcio Arjol (PSDB), na manhã do sábado, dia 10 de junho, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Laércio Benko, esteve em Jales e se reuniu com o prefeito Flávio Prandi Franco (DEM), o Flá, o vice-prefeito José Devanir Rodrigues (PMDB), o Garça, secretários municipais, vereadores e membros do Conselho Municipal de Turismo de Jales (COMTUR). O secretário afirmou que é momento de valorizar os municípios que pertencem às regiões das águas doces e explorar o turismo rural, confirmando que, ainda este ano, Jales será um “Município de Interesse Turístico” (MIT). Flá aproveitou a oportunidade e entregou ao Secretário o título de “Hóspede Oficial do município”.
De acordo com o secretário Laércio Benko, a cidade deverá estar no próximo lote do MIT que será anunciado em agosto. O projeto foi apresentado em 2015 pelos deputados Itamar Borges (PMDB) e Sebastião Santos (PRB).
O deputado estadual Itamar Borges recebeu recentemente do prefeito Flá, a documentação para instruir e dar andamento ao projeto do MIT, que já está em fase final. A documentação segue agora para aprovação da Secretaria Estadual de Turismo e, em seguida, para aprovação na Assembleia Legislativa.
O prefeito Flá disse que está otimista. “o secretário Laércio Benko já havia visto nosso projeto e disse que gostou bastante do que viu. Até o momento, não recebemos pedido de ampliação, melhora ou modificação, então, provavelmente acertamos e estamos no caminho certo. Mesmo sem saber o resultado da inclusão de Jales no MIT, já nos adiantamos e nossos secretários e equipes estão elaborando projetos que possam ser executados na cidade, como revitalização de praças e do Bosque Municipal, por exemplo. Estamos correndo atrás e trabalhando muito nesses projetos”, ressaltou.
Diante das autoridades presentes e da imprensa, na chácara do vice-prefeito Garça, Benko se comprometeu a dar o parecer favorável e devolver imediatamente para entrar na ordem do dia na Assembleia Legislativa, a partir de agosto. A notícia foi muito comemorada, em especial pelos membros do COMTUR de Jales e de seu presidente, Weber Kitayama.
Weber disse que os integrantes do Conselho trabalharam intensamente nas últimas semanas na elaboração do Plano Diretor de Turismo. “Foi um trabalho muito intenso e feito a toque de caixa. A Lei Estadual de Turismo foi modificada e a prefeitura precisou se adequar. Formamos o COMTUR de Jales e realizamos uma série de reuniões para a elaboração do Plano. O prefeito Flá foi fundamental nesse processo, mostrando todo o comprometimento com o projeto e os vereadores também deram total apoio. Foi um trabalho realizado em conjunto, todos se envolveram e se engajaram e a cidade têm muito a ganhar quando Jales for um Município de Interesse Turístico”.
O vice-prefeito Garça também comemorou o anúncio do secretário Laércio Benko. “Como citou o secretário, o MIT nos dará a possibilidade de receber recursos na ordem de R$ 550 mil a R$ 650 mil ao ano para investirmos exclusivamente no turismo. Temos acompanhado a dedicação de todos os envolvidos no projeto e estamos felizes que todo esse comprometimento já começa a render frutos”.
Durante o encontro do último sábado, foi exibido um vídeo ao secretário Laércio Benko, mostrando potencialidades turísticas da cidade. Ele também visitou alguns pontos da cidade. “Temos grandes pontos da cidade que podem ser focados e ressaltar a potencialidade de Jales para o turismo. Além do geo turismo, temos aqui um Hospital de Câncer de referência nacional que recebe 1.000 pessoas por dia, uma Santa Casa que é referência em qualidade e atendimento humanizado, unidades do AME e Upa, portanto, podemos ressaltar o turismo hospitalar. Temos a Fatec, Unijales, ETEC, IEP e outras instituições, então poderíamos focar no turismo educacional. São muitos leques, então podemos escolher um alvo e trabalhar para que a cidade se torne conhecida em determinado segmento. O importante é que demos o primeiro passo de um grande projeto que pode mudar a história de Jales em referência ao Turismo. Agora vamos torcer para que sejamos incluídos no MIT”, finalizou o prefeito Flá.