O Hospital de Câncer de Barretos em Jales comemorou no último sábado, dia 10 de junho, 7 anos de fundação. A unidade jalesense do “Hospital do Amor”, como é conhecido, realizou mais de 301.806 de procedimentos em 2016, desde atendimentos ambulatoriais, cirurgias de pequeno e grande porte, tratamento com quimioterapia e radioterapia, diagnóstico por imagem, laboratório de analises clínica, cuidados paliativos e muitos outros. A Associação de Voluntários de Combate ao Câncer de Jales, a AVCC, também está comemorando mais um ano de fundação. A todo são 12 anos de prestação de serviço em prol às pessoas com câncer.
A unidade foi inaugurada pelo então governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, na presença da dupla Bruno & Marrone, cujo nome foi dado a um dos pavilhões do hospital. O então deputado federal Vadão Gomes (PP) teve importância fundamental na instalação do HC em Jales.
A instalação do hospital foi uma das maiores conquistas políticas e sociais de Jales nos últimos anos. Um projeto grandioso que custou R$ 22 milhões e oferece atendimento a pacientes de 92 cidades do Estado de São Paulo e 550 municípios de diversos estados brasileiros.
O HCâncer de Jales possui cerca de 27 médicos em seu corpo clínico e conta com mais de 300 colaboradores que trabalham para manter o mesmo padrão de atendimento oferecido em Barretos. Ele é mantido pela Fundação Pio XII, presidida por Henrique Prata.
“Esta data representa muito para a população de Jales e região, que não precisa mais viajar a distância tão longas para conseguir um atendimento de qualidade. Cerca de 1100 pacientes passam por dia por aqui. Isso é uma resposta da população que confia no Hospital de Câncer”, destacou a gerente a administrativa Camila Venturini, sobre a importância do hospital para a cidade.
Vadão Gomes, ex-deputado federal, um dos responsáveis pela instalação do HC em Jales
“Fico muito feliz em ver o Hospital de Câncer completar 7 anos e a AVCC 12 anos de dedicação às pessoas que necessitam de tratamento para se curar do câncer. Assim como fiquei honrado, quando autoridades, sociedade civil organizada e, principalmente, a população, me escolheu, quando ainda era deputado federal, para ser o gestor e interlocutor para trazer o HC para Jales. Muitos desacreditavam, até políticos e diretores da unidade de Barretos não achavam que uma cidade como Jales teria a estrutura física, um prédio que pudesse receber toda a estrutura que temos hoje. Conversei com representantes de todos os grandes hospitais do estado, trouxe o diretor Henrique Prata para conhecer o prédio que pertencia à Unimed, e muita gente começou a apoiar a ideia, inclusive promotores de justiça, destaque para o promotor André e o prefeito Parini que nem era do mesmo partido que eu, mas deu total apoio. Tudo foi muito difícil, mas vemos hoje que valeu à pena. Hoje o Hospital de Câncer é uma grande realidade, atende mais de mil pacientes por dia de vários Estados, com atendimento humanizado e de primeiro mundo. Essa é umas das mais importantes vitórias que tive participação em toda minha vida. O mais importante de tudo é salvar vidas, essa é a causa. Quando as pessoas me encontram, elas comentam sobre a grandeza do HC e me cumprimentam e algumas até me presenteiam com lembranças e presentes. Não há dinheiro no mundo que pague esse carinho todo”.
Flávio Prandi Franco – prefeito de Jales
“Exemplo a ser seguido por todos nós, a AVCC merece, na comemorarão de seus 12 anos, nossos cumprimentos, nossa admiração e nosso respeito. Em nossa cidade, a trajetória dessa entidade é marcada pelo dinamismo, competência, pelo compromisso e, principalmente pelo exercício diário de amor ao próximo. Que Deus abençoe imensamente todos os voluntários da nossa querida AVCC de Jales. E a cidade tem o privilégio de contar com um atendimento hospitalar para o tratamento do câncer de excelência, com a unidade do Hospital de Câncer de Barretos, oferecendo o melhor à nossa população. O nosso sentimento é de gratidão e queremos parabenizar toda a equipe técnica, funcionários e administradores do HC de Barretos pelos 7 anos de existência e agradecer pelo brilhante trabalho oferecido em nossa cidade”.
Dom Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales
“O Hospital de Câncer de Jales e a AVCC prestam um serviço que o próprio Estado deveria realizar. Na ineficiência deste, essas entidades cumprem um papel que é extremamente necessário, de qualidade e, por isso, muito importante. O profissionalismo do Hospital de Câncer e a dedicação amorosa dos membros da AVCC, bem como a permanente colaboração de tantos colaboradores e colaboradoras de nossa região, aliviam sofrimentos e salvam vidas. Meu agradecimento a todos e todas que colaboram generosamente com essa obra maravilhosa, de modo especial ao Padre Arnaldo Parminonde Filho e aos cristãos leigos e leigas que, em nome da Diocese de Jales, prestam assistência religiosa católica nesse Hospital. Parabéns a todos e todas que participam dessa obra de Deus”.
Eva Veras de Oliveira Silva, que realiza tratamento há cerca de 5 meses
“Ser atendida com um sorriso no rosto, não tem preço. Moro em Morada da Paz, no Pará e não tenho palavras para agradecer o tratamento que recebo no HC em Jales. O carinho, o sorriso, a sintonia, o humor, a cumplicidade entre os colegas, a harmonia existente entre todos é visivelmente agradável e torna este ambiente que poderia ter uma carga tão negativa, em uma sala de estar de uma grande família”.