O Fundo Social de Solidariedade de Jales e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram no dia 8 de junho, no Centro Pastoral, o 1° Encontro das Gestantes do Município de Jales. O evento deu início a um trabalho conjunto que objetiva humanizar e melhorar o atendimento concedido pela rede municipal de saúde às gestantes da cidade.
O encontro iniciou-se com uma orientação sobre automassagem, ministrada pela fisioterapeuta do SAE-CTA (Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento), Dieine Monise Mendes Garcia. Em seguida, as gestantes receberam cremes hidratantes gratuitamente.
Na sequência, o evento proporcionou às presentes e seus familiares a palestra motivacional “Laços Familiares”, com a palestrante Mariângela Manfrim, que emocionou o público presente com sábias palavras.
A tarde seguiu, com testes de sífilis e de HIV, gratuitamente, realizados pela equipe de profissionais da saúde do SAE-CTA, aconselhamentos, informações sobre o SUS e os recursos oferecidos as gestantes durante o pré-natal, além de doação de brindes e um chá da tarde.
De acordo com a Secretária da Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, este é o primeiro de outros encontros que o município pretende proporcionar, pensando em promover a saúde da gestante e de seu bebê e garantir um pré-natal completo e acolhedor.
Para a presidente do Fundo Social, Glauciane Franco, a experiência foi extremamente válida: “queremos valorizar o momento da gravidez, um dom dado às mulheres por Deus e estamos juntos com a Secretaria da Saúde no objetivo de promover a saúde das gestantes do nosso município”.
O evento contou com a participação de 35 gestantes, além dos familiares que as acompanharam e também teve importantes parceiros na sua realização: a Festeirah Decor, a Poli Plantas e o Centro Pastoral.