Terça-feira, Novembro 26, 2024

Tiquinho pede que Flá reative “Casa Apoio” em Barretos

Date:

O vereador Nivaldo Batista de Oliveira (PSD), o Tiquinho, apresentou um requerimento solicitando informações sobre a extinta “Casa de Apoio”, em Barretos. O imóvel é destinado a pacientes de Jales que realizam tratamento oncológico no Hospital de Câncer de Barretos, referência nacional em atendimento humanizado e de ponta contra o câncer. 

Tiquinho indaga sobre a possibilidade de a Prefeitura reabrir a “Casa de Apoio aos Portadores de Câncer” ou buscar alternativas que ofereçam melhores condições para receber os hóspedes. Segundo o vereador, a pensão que a Prefeitura atualmente disponibiliza não atende às necessidades dos pacientes.

“Infelizmente os pacientes não se sentem à vontade na pousada. Muitos fazem quimioterapia pela manhã e não tem uma cama para descansar durante a tarde até esperar o ônibus para voltar para Jales à noite. Os que dormem neste local não tem privacidade e nem se sentem à vontade na presença de pessoas de outras cidades e hóspedes do local. Quando a prefeitura mantinha sua própria casa de apoio era diferente. Os que fazem tratamento contra essa triste doença tinham conforto e privacidade, o que amenizava, e muito o sofrimento de cada um”, disse Tiquinho.

Em janeiro de 2008 o então prefeito Humberto Parini inaugurou a Casa de Apoio em Barretos para acolher os pacientes de Jales que necessitavam de hospedagem enquanto passavam por tratamento na cidade. A cerimônia contou com bênção especial do padre João Sérgio Borges, capelão da Fundação Pio XII. Vereadores e o então secretário de Saúde de Jales, Paulo Mariani, também compareceram na inauguração. Ana Maria Saura Rodrigues, representou a AVCC de Jales. 

Aracy Murari, a Tatinha, vereadora na época, descreveu bem a importância da Casa de Apoio. “Existem obras que, pela sua singeleza, passam quase despercebidas. Mas quase despercebidas para aqueles que se prendem ao que é material, ao grandioso, ao visível. A Casa de Apoio não é uma obra de grande vulto. Os olhos humanos não vêem grandes paredes, nem colunas grandiosas, nem extensões colossais, no entanto, o coração das pessoas que vêm a Barretos para se tratarem, ou para acompanharem os parentes e amigos que aqui buscam o lenitivo para seus sofrimentos físicos perceberão a grandeza dessa obra”.

Em 2014, a ex-prefeita Nice também se sensibilizou com a causa. Visando melhorar a qualidade do atendimento prestado aos pacientes que fazem tratamento no HC Barretos, conquistou novos utensílios e utilidades domésticas para a Casa de Apoio. Nice viabilizou fogão, antena, liquidificador, lençol, toalhas, e cadeiras para o imóvel que possuía ótima localização, ampla infraestrutura, constituída de 4 dormitórios, 3 banheiros, sala, cozinha, área de serviço, uma varanda de aproximadamente 17 m², garagem, grade de proteção, toda revestida de piso frio, cozinhas e banheiros azulejados e um grande quintal na parte dos fundos. Esse novo imóvel também foi alugado durante a administração da ex-prefeita.

Outro lado

O prefeito Flá disse que optou pela escolha de uma pousada pensando no conforto, bem-estar e atenção dedicada aos pacientes. “Recebíamos muitas reclamações sobre a Casa de Apoio, além disso o proprietário do imóvel não queria a renovação do contrato, alegando a depreciação do imóvel. A funcionária da casa está incluída nos cargos que precisarão ser extintos pela prefeitura em função de um Termo de Ajustamento de Conduta assinado junto ao MP. Essa pousada oferece melhores condições de higiene, atenção aos pacientes, quartos para poucas pessoas, banheiros, ventiladores de teto, alimentação e tudo o que é preciso para o bem-estar de quem frequenta. Vereadores visitaram o local e aprovaram, conversamos com pacientes que também aprovaram. É um local muito próximo do HC Barretos. Acredito que a reclamação que chegou até o vereador Tiquinho seja um caso esporádico, porque, de fato, não corresponde com a verdadeira situação de quem frequenta a pousada”, contou o prefeito.

O presidente da Câmara, Vagner Selis, o Pintinho, também confirmou a versão do prefeito. “É um lugar que oferece tudo o que os pacientes precisam. Os que optam por não pernoitar em Barretos, podem ir até o local descansar e fazer refeições, tudo custeado pela Prefeitura. Estive lá com os vereadores Deley, Kazuto e Bismark e gostamos do que vimos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Audiência Pública para elaboração da LOA 2025 será no dia 23 de outubro

Com o objetivo de garantir transparência e a participação...

Prefeitura contrata empresa para revisão do Plano Diretor de Turismo

A Prefeitura de Jales acaba de finalizar a contratação...

Orçamento de Jales deve ser de R$ 322,7 milhões em 2025

Já começou a tramitar na Câmara Municipal de Jales...

Câmara aprova suplementação de R$ 1,7 milhões para diversas secretarias

A Câmara de Jales aprovou e já foi publicado...