Jales se consolida cada vez mais como centro de região. A Comissão Intergestora Regional de Saúde realizou a I Conferência de Saúde da Mulher da CIR de Jales, reunindo, na cidade, representantes da área de 16 municípios e entidades jalesenses, na última terça-feira, dia 28 de março.
O evento, que teve como tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade da Equidade”, foi realizado no plenário Presidente Tancredo Neves, na Câmara Municipal de Jales. Esteve presente, representando o Estado de São Paulo, Sonia Maria Olheas Gouvêa, da DRS-XV, auxiliando na condução dos trabalhos. A diretora jurídica Sueli Fátima expôs aos participantes e falou sobre os direitos da mulher.
De acordo com Patrícia Albarelo, chefe de gabinete da Secretaria Municipal da Saúde de Jales, serão realizadas várias conferências no país, começando em nível regional e encerrando em nível nacional, no mês de agosto. Ela explicou que o objetivo do Conselho Nacional de Saúde é propor diretrizes para uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
Segundo Patrícia, a conferência foi extremamente produtiva. “Encerramos os trabalhos com cinco propostas para cada eixo, dos quatro eixos temáticos propostos pelo Conselho Nacional de Saúde”.
Dessa conferência em Jales, foram eleitos 24 delegados, que representarão a região de Jales em outra conferência, com a macroregional em São José do Rio Preto, nos dias 11 e 12 de abril.
O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, que participou da abertura do evento, ressaltou a importância das discussões apresentadas e lembrou da representatividade que Jales está tendo no cenário regional. “Estamos vendo a nossa cidade cada vez mais ocupando o lugar de centro de região. Isto é muito valioso para nós”.