Preocupado com os transtornos que as interdições de ruas e avenidas em função das obras de recapeamento asfáltico causam aos motoristas e pedestres, o vereador Tiago Abra (PP), sugeriu horários alternativos para execução dos serviços feitos pela empresa Conpav Santa Fé Construções e Pavimentação Ltda, vencedora da concorrência aberta pela Prefeitura para execução de 138.510 metros quadrados de asfalto.
Na última Sessão Ordinária, o vereador apresentou requerimento, endereçado ao Poder Executivo, questionando sobre a possibilidade de mudança de horários da realização das obras. No documento, Abra indaga se há possibilidade de o recapeamento das ruas da área central da cidade ser realizado em horários alternativos ao funcionamento do comércio.
Segundo o vereador, apesar da grande necessidade de realização dos serviços, as obras estão causando transtorno ao trânsito e prejuízo ao comércio local.
O assunto gera polêmica, já que muitos defendem que os serviços sejam executados com urgência, independente do horário. Realmente, há anos, o problema do asfalto havia se transformado em clamor popular. “Estávamos em uma situação insustentável, então não importa o horário, mas sim que o asfalto chegue às ruas de Jales. Moro aqui na Avenida da Integração e não tinha mais condições de andar na rua, nossos carros sofriam danos e viviam em oficinas. OS dias que as máquinas e operários ficaram trabalhando aqui nem nos incomodaram, até que passou rápido demais”, disse uma das moradoras da Avenida da Integração, também conhecida como Avenida dos Exercícios.
A péssima condição do asfalto se tornou um problema crônico e atormenta motoristas e pedestres, seja pelo incalculável prejuízo financeiro e material, seja pelos danos físicos resultantes de acidentes. O jornal A tribuna chegou a publicar matéria de capa na edição de 22 de janeiro deste ano, intitulada “Ano Novo, Buraco Velho”, relatando as verdadeiras crateras que se abriram em ruas de diversos bairros da cidade.
“Comerciantes me procuraram e sugeriram que eu apresentasse o requerimento, pedindo para que as obras fossem realizadas em horários alternativos, principalmente no centro da cidade, que acabam prejudicando o comércio em função das interdições. As obras de recape da Rua Professor Rubião Meira, no Jardim Paraíso, foram executadas em final de semana e isso foi favorável para os comerciantes daquele local, para motoristas e pedestres que utilizam aquela importante via do bairro”, justificou Tiago Abra.
O Requerimento apresentado pelo vereador foi discutido e aprovado por unanimidade e o documento foi encaminhado para a Prefeitura, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo.