Domingo, Novembro 24, 2024

Feira do Agronegócio da Uva e do Mel voltará a acontecer em Jales

Date:

Após ser interrompida em 2016, a Feira do Agronegócio da Uva e do Mel, que chega à sua décima segunda edição, voltará a acontecer em Jales e já tem data definida: será nos dias 1º e 2 de setembro. O local ainda será definido pela comissão organizadora do evento que se reuniu recentemente na sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente de Jales.

A feira, tradicional exposição que entrou para o calendário oficial de eventos da cidade, será organizada pelas secretarias municipais de agricultura de Jales e Urânia. A última edição do evento, em 2015, realizada no salão de festas do Centro Pastoral, reuniu aproximadamente 150 produtores da região. A feira tem por objetivo dar aos viticultores a oportunidade de expor seus produtos e mostrar as novidades no plantio de uva e produção de mel. 

A primeira reunião para definir detalhes sobre a preparação do evento contou com a presença de viticultores de Jales e Urânia, do vereador João Valeriano Zanetoni, filho de viticultores, do pesquisador da Embrapa, Reginaldo Teodoro de Souza e do engenheiro agrônomo da CATI, Gilberto José Batista Pelinson.

O evento será aberto aos agricultores da região, desde que comprovem estar na atividade através da Inscrição Estadual de Produtor (DECA). As caixas de uva serão cedidas gratuitamente à comissão organizadora e entregues no local do evento, pesando no mínimo 5 kg, excluindo o peso da caixa. Serão julgadas as variedades Itália, Rubi, Benitaka, Brasil, Niágara Rosada, além do maior cacho e melhor cacho, que receberão premiação especial.

Vão integrar a comissão organizadora o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Jales, Hilário Pupim ; Anderson Chapichi, secretário de Agricultura de Urânia, Wilson Gilberto Donda, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales; Silvia Andreu Avelhaneda Pigari, engenheira agrônoma da Secretaria de Agricultura de Jales; Adriana de Souza Colombo, engenheira agrônoma da FATEC/Jales; Eduardo Urbonas, engenheiro agrônomo da ETEC/Jales; João batista, e Gilberto José batista Pelinson, da CATI de Jales; Marta Andreu Avelhaneda Souza do IBS; Reginaldo Teodoro de Souza, engenheiro agrônomo; e produtores de uva e mel da região.

Os integrantes da comissão organizadora da Feira informaram que poderá ocorrer algumas mudanças nesta edição, como por exemplo, a realização, simultaneamente, de uma mostra de produtos da Cadeia Produtiva da Olericultura. “Ainda estamos estudando todas as possibilidades, inclusive sobre a questão de apresentações artísticas, que não definimos ainda se teremos ou não. Nossa próxima reunião acontece no dia 11 de abril, às 15 horas, na secretaria de Agricultura”, contou Silvia Pigari 

A Feira do Agronegócio da Uva e do Mel conta com diversos parceiros, entre eles a Embrapa, Rotary Club de Jales Grandes Lagos, CATI, Etec, Fatec, IBS, Sindicatos e Cooperativas de produtores, Prefeituras de Jales e Urânia e Câmaras Municipais das duas cidades. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Reunião discute projeto de limpeza de postes e remoção de cabos inutilizados em Jales

A Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano...

Secretaria de Obras intensifica ações de desobstrução em bocas de lobo e galerias pluviais

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal...

Decoração natalina 2024 terá dois túneis iluminados e tapete de grama

Ainda está em fase de conclusão o Processo Licitatório...

Prefeitura informa que contrato com a empresa Jales Park se encerra em 2028

Respondendo ao Requerimento nº 139/2024, de autoria do vereador...