Domingo, Novembro 24, 2024

Operação com 40 homens e Helicóptero Águia cumpre mandados em Jales

Date:

A polícia não admite, mas a operação conjunta realizada na tarde da última quarta-feira, 18, teve como objetivo claro demonstrar o seu poderio e capacidade de combater o crime. Ao que tudo indica, o efeito foi o esperado. A mobilização, que contou com cerca de 40 homens em oito viaturas (seis da PM e duas da Civil), duas motocicletas e até o Helicóptero Águia 17, impressionou. 

A operação contou com a coordenação do major Wilson Cardoso Júnior, coordenador operacional do 16ª BPMi, de Fernandópolis. Parte da ação tinha como objetivo combater a onda de roubos que atemorizou a cidade nas últimas semanas. Foram cumpridos mandados no Jardim Arapuã, Jardim São Judas e Vila União. Uma pequena quantidade de maconha e crack foi apreendida e três pessoas (dois adolescentes) foram detidas. Todos foram liberados, depois de ouvidos e qualificados no Artigo 28 da 11.343/2006 Lei de Entorpecentes, já que não foi possível provar que praticavam tráfico de drogas.  

Segundo o tenente Ednei Ozório, comandante do 1º Pelotão de Jales, a operação foi previamente agendada e tinha como objetivo mostrar a presença policial, além de auxiliar na visibilidade das buscas. Elas devem ser repetidas constantemente. “Nem sempre se nota o policiamento cotidiano. O que se nota é o que é diferente. Isso faz parte do policiamento de prevenção. A gente está buscando e prendendo os indivíduos que estão cometendo esses roubos recentes. A ação de hoje (quarta-feira) tem, em parte, esse objetivo. Mas essa operação faz parte do nosso cronograma anual e a partir de agora, teremos outras ações desse tipo”. 

O delegado Sebastião Biazi disse que “a operação foi para demonstrar isso: a polícia tem capacidade de manter a ordem”.

 

Um dos procurados foi preso no dia seguinte no JACB

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dos procurados pela polícia na Operação Asfixia foi preso no dia seguinte, numa casa do bairro JACB. Ele é o 14º suspeito de participação na série de roubos registrados na cidade nas últimas semanas. Trata-se de um criminoso de vulgo “Sambinha”, que cumpria pena por tráfico de drogas no presídio de Val Paraíso, mas foi autorizado a deixar a cadeia na Saída Temporária de Natal e não voltou mais. O traficante deveria cumprir oito anos de prisão e agora será recambiado para terminar a pena. 

Ele foi preso com outros dois elementos suspeitos de participação nos mesmos crimes. Um deles, morador da casa, estava no regime semiaberto. Com o trio, foram encontrados uma motocicleta Honda Falcon com placas de Fernandópolis, um cágado e partes da carne de um teiú (espécie de lagarto silvestre), além de maconha e cocaína. A delegada Maria Letícia, que estava de plantão, é quem definiria em quais artigos o trio se enquadrava, mas a Polícia Ambiental foi chamada e provavelmente, além de tráfico e porte de entorpecentes, os presos podem ser enquadrados em crime ambiental.

Os indivíduos estavam sentados no portão da casa e ao avistar as viaturas, Sambinha tentou fugir invadindo casas vizinhas e subindo em um telhado. Porém, o tenente Ednei Ozório o perseguiu, entrou em luta corporal e o derrubou no solo. Com a queda, o criminoso bateu a cabeça no poste que segura o varal da casa e precisou ser levado para a UPA onde recebeu curativos.  

As prisões foram possíveis graças a uma denúncia anônima feita pelo telefone 190. 

Sambinha é apontado como um dos mais violentos da série de roubos. A PM chegou a buscá-lo numa casa da Vila União durante a Operação Asfixia realizada no dia anterior. 

“Ele é um dos indivíduos que estava participando dos últimos roubos em Jales. Inclusive uma das motocicletas que se evadiu da polícia várias vezes foi apreendida também. O proprietário da casa estava na condicional e estava cultivando um pé de maconha que também foi apreendido. O terceiro rapaz tem características que batem com outro participante dos roubos. Todos foram encaminhados para a Central de Polícia Judiciária”, explicou o tenente. 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Homem é preso depois de atirar em dois jovens na Rua Dois, em Jales

Um desentendimento entre indivíduos que estavam em uma tabacaria...

Videomonitoramento avançado agiliza a captura de suspeito de homicídio

Na manhã de terça-feira, 29 de outubro, totens do...

Polícia Federal deflagra operação contra venda de celulares e eletrônicos contrabandeados

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de terça-feira, (29/10),...

Desembargador jalesense é alvo de operação da PF contra venda de sentenças no MS

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 24, uma operação...