O Banco do Brasil anunciou no último domingo, 20, um conjunto de medidas para ampliar o investimento no atendimento digital e aumentar a eficiência operacional. Em outras palavras, reduzir custos e aumentar lucros. A mudança mais visível será na rede de atendimento ao público. Serão fechadas 31 superintendências regionais, 402 agências e outras 379 se tornarão postos de atendimento bancário. Em outubro, o BB já havia iniciado o encerramento de outras 51 agências. Apesar do corte significativo, o BB garante que vai preservar a sua presença no município em que já atua.
Apenas com a reorganização das unidades, o banco estima redução anual de R$ 750 milhões em despesas. O valor pode aumentar significativamente a partir da adesão de funcionários ao Plano Extraordinário de Incentivo a Aposentadoria, que também foi anunciado na ocasião e pode alcançar até 18 mil dos seus 109.159 funcionários.
O plano prevê incentivo de desligamento correspondente ao valor de doze salários, além de indenização pelo tempo de serviço, que varia de 1 a 3 salários, a depender do tempo de Banco (entre 15 e 30 anos completos).
AGÊNCIAS DA REGIÃO
O anúncio causou apreensão imediata nos correntistas que temem perder contas ou serviços. Porém, de acordo com o plano de reestruturação, a maioria dos clientes do BB na Região Noroeste não perceberá as mudanças. Em Jales, por exemplo, nenhuma das duas agências mantidas na cidade (Avenida Francisco Jalles e Rua Onze) será afetada.
Poucas agências da Região Noroeste sofrerão mudanças. Em Santa Clara d’Oeste, Monte Aprazível e Tanabi as agências se tornarão postos de atendimento. Em Votuporanga, uma das duas agências (a da Rua Amazonas) será fechada. Ilha Solteira também perderá a agência da Alameda Mato Grosso. Birigui perderá a da Praça Dr. Gama; Araçatuba perderá a agência do Araçatuba Shopping e outras duas se tornarão postos de atendimento. Mas será São José do Rio Preto, a maior cidade da região, a mais afetada. Nada menos que quatro agências serão fechadas na cidade. Outras duas serão transformadas em postos de atendimento.
CANAIS DIGITAIS
Simultaneamente ao fechamento de agências físicas, o Banco do Brasil estará adotando uma estratégia de ampliação do atendimento por canais digitais que prevê a abertura, ainda em 2017, de mais 255 unidades de atendimento digital, entre escritórios e agências digitais, que irão se somar às 245 já existentes. Essas unidades digitais já atendem a 1,3 milhão de clientes, com expectativa de chegar a 4 milhões até o final de 2017.
AVISO AOS CLIENTES
A mudança de agência é automática. Os clientes não precisam fazer qualquer procedimento adicional e podem manter seus cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja alteração no número da conta.
O encerramento das agências e a implantação das demais medidas ocorrerá ao longo de 2017 e será precedido por ampla comunicação aos clientes em canais diversificados, como o hotsite www.bb.com.br/novoatendimento, SMS, aplicativo para celular, terminais de autoatendimento, além de correspondências e cartazes nas agências.
O Banco também divulgou telefones exclusivos para atendimento aos clientes sobre mudanças de agência: 0800 729 5282 para pessoas físicas e 0800 729 5281 para empresas. A Central funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 22h.