O vereador petista Luís Fernando Rosalino propôs e os vereadores da Câmara Municipal de Jales aprovaram por unanimidade uma Moção de Aplausos em homenagem ao velocista jalesense Rafael Lazarini, atleta guia, que ao lado de Terezinha Guilhermina, conquistou medalhas de prata e bronze na Paralimpíadas Rio 2016, realizada no mês passado no Rio de Janeiro.
Rafael conduziu a multimedalhista paraolímpica na corrida de revezamento de 400 metros, conquistando medalhas de prata. A de bronze foi conquistada nma prova individual de 400 metros.
De acordo com a Moção, “são destaques como este do velocista que promovem e divulgam nossa cidade, servem de estímulo para outros atletas e tornam-se razão de orgulho de todos os jalesenses, motivo pelo qual se faz merecedor dos aplausos de todos os membros do Poder Legislativo de Jales e de toda a população”.
Na última semana Rafael esteve em Jales para comemorar ao lado da família seu aniversário de 30 anos. Ele foi convidado por escolas da cidade para ministrar palestras aos alunos. O atleta falou sobre a emoção de participar de sua primeira paralimpíada. Disse que percebeu a grandeza do evento quando pisou pela primeira vez no estádio. “Vi e senti toda aquela emoção, energia e vibração da torcida nos encorajando e sempre nos apoiando. Em poucos dias senti toda a intensidade que o esporte pode proporcionar, dentro e fora da pista”.
O menino de ouro, medalhista de bronze e prata, revelou que realizou um sonho e que agora tem novas metas. “Vou retornar aos treinos ainda com mais intensidade e disciplina”. Terezinha e Rafael vão se preparar para o Campeonato Mundial de Atletismo que será realizado em Londres no ano que vem. “Depois, é claro, nosso foco será as Paralímpiadas de Tóquio, em 2020”.