Dois importantes eventos focados no Agronegócio foram realizados em Jales na última semana. Entre os dias 6 e 8, a Fatec Jales “Professor José Camargo” sediou o VIII Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio- Sintagro. Paralelamente, foi realizado o II Seminário de Agricultura Orgânica do Território Noroeste Paulista que englobou a II Feira de Produtos Orgânicos do Território Noroeste Paulista e a II Feira de Saberes, Sabores e Sementes do Território Noroeste Paulista. Todos os eventos contaram com profissionais altamente qualificados para falar sobre orgânicos.
O VIII Sintagro, um dos eventos mais importantes do país na área do agronegócio foi realizado na Escola Vocacional. Palestras, mesa-redonda e apresentação de comunicações e pôsteres abordaram um tema atual e de extrema importância para o país: “Fortalecimento do Agronegócio Brasileiro: Desafios Tecnológicos, Gerenciais e Sustentáveis”.
Os organizadores também promoveram uma feira onde foram comercializados produtos relativos ao agronegócio, a preços acessíveis, que deram mostras do potencial de nossa região. Para confraternizar, no primeiro dia do Simpósio, foi realizado um coquetel, ao som de músicos da Violada 5 Estrelas. Nos demais dias do evento, almoços e “cafés científicos”, que, em alguns momentos, chegaram a reunir cerca de 500 pessoas.
Além da comunidade interna, o evento recebeu profissionais e alunos de diferentes cidades, como São Paulo, Indaiatuba, Taquaritinga, São José do Rio Preto, Mogi das Cruzes, Mococa, Ourinhos, Jaboticabal, Ilha Solteira e Brasília.
Além da Fatec Jales, a comissão organizadora foi composta por membros do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial- Nedet, integrado por representantes da Unesp de Ilha Solteira; Universidade Aberta do Brasil – Polo Regional de Jales; Etec Jales – Dr. José Luiz Viana Coutinho; Associação de Engenheiros da Região de Jales; Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Jales; Consórcio de Desenvolvimento do Noroeste Paulista- Codenop; Coordenadoria de Assistência Técnica Integral- CATI; Fundação Instituto de Terras- ITESP;Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Seringueira e Sistemas Agroflorestais- IAC; Embrapa Uva e Vinho – Estação de Viticultura Tropical; Sebrae – Regional de Votuporanga; IBS – Instituto Biossistêmico e Rede de Agroecologia do Interior de São Paulo.