Terça-feira, Novembro 26, 2024

Secretaria de Cultura desmente boato sobre interdição do Teatro

Date:

O secretário municipal de Esportes, Cultura e Turismo de Jales, Ademir Molina, foi categórico ao dizer que não são verdadeiros os boatos espalhados maldosamente em forma de notícia, segundo os quais o Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, também conhecido como “Teatro Municipal” estaria interditado. 

“O teatro está funcionando normalmente, inclusive a Escola Livre de Teatro (ELITE) que atende mais de 130 alunos e os eventos programados para o fim do ano. Não seríamos irresponsáveis de colocar essas pessoas em risco. Vamos apurar de onde saiu esse boato”.

Ele acredita que o boato, que foi disseminado por um site da cidade, tenha sido originado por conta de um pequeno buraco no forro de gesso surgido do lado direito da platéia. A reportagem foi ao local e fotografou o buraco que não tem mais que meio metro de extensão e menos de 10 centímetros de largura. 

O secretário de Obras, Manoel de Aro, disse que uma empresa já foi contratada para fazer o reparo e que não há nenhuma previsão de interdição.    

Teatro já foi interditado

Em função de problemas estruturais graves, a Prefeitura chegou a interditar o Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo no mês de abril de 2013. Após vistorias realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Habitação da administração da ex-prefeita Nice Mistilides, foram constatadas algumas irregularidades que poderiam causar maiores danos e acidentes às pessoas que frequentam o local. 

À época, a Secretaria de Comunicação chegou a emitir nota de esclarecimento para a imprensa e publicar no site oficial da prefeitura o conteúdo que dizia: “O laudo assinado pelo Secretário de Obras, o arquiteto Oswaldo Polízio Junior, pela chefe de gabinete da pasta, a engenheira civil Zinaira Rotta e pelo chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Trânsito, o engenheiro civil Luciano da Costa Teles, constatou que a edificação apresenta problemas na cobertura de estrutura metálica e telhas de fibrocimento. Parte das telhas de fibrocimento entraram em colapso e a cobertura sofreu perca de função devido as chuvas e ao desgaste do material, causando problemas de umidade no forro de gesso. Esse forro apresenta sinais de fadiga e umidade, podendo ceder a qualquer momento”.

Como se percebe, o problema persiste desde aquela época em que o teatro apresentava outros problemas, conforme comprova a nota. “O sistema de captação de águas pluviais também está comprometido, segundo os profissionais que emitiram o laudo de interdição do imóvel. Devido à falta de manutenção, todo o sistema de captação de águas pluviais precisa de reparo, manutenção e complementação. Considerando o estado estrutural da edificação, o comprometimento da cobertura e sistema de captação de águas pluviais, além do risco que apresenta aos frequentadores, é necessária a intervenção imediata em forma de Interdição Temporária do Imóvel para resguardar-se do risco de acidentes até que se tenha a intervenção/reforma na edificação concluída”.

Em 2013 a assessora de cultura Ivani Franco falou sobre o local onde está instalada a escola de teatro, que não necessitava ser interditada. “Não será necessária a interdição das salas da escola Livre de Teatro e da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, já que a cobertura desses espaços, anexos ao Teatro Municipal, não apresentam riscos aos usuários”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Sofá, banco de carro, pneu, roupa e até panelas. Prefeitura encontra de tudo nos bueiros

Preocupada com o grande volume de chuva que caiu...

Apenas 5,6% da população jalesense vive na zona rural, diz IBGE

Dados divulgados pelo Censo Demográfico 2022 na semana passada,...

Reunião discute projeto de limpeza de postes e remoção de cabos inutilizados em Jales

A Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano...

Secretaria de Obras intensifica ações de desobstrução em bocas de lobo e galerias pluviais

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal...