O “Projeto Corpo e Mente em Movimento“, mantido pela Sacra, que atende crianças e adolescentes cujos pais são carentes ou trabalham fora durante o dia, promoveu na quarta-feira, 21, – em parceria com a Sabesp – um evento para comemorar o Dia da Árvore, com várias atividades, entre elas a realização de uma “chuva de sementes”.
De acordo com a coordenadora do projeto, a pedagoga Elizangela Antunes, o evento, realizado na nova sede da entidade, no bairro São Judas Tadeu, contou com a participação das crianças e adolescentes atendidas pelo “Corpo e Mente em Movimento” e também dos funcionários.
O projeto inovou ao lançar durante o evento cerca de 100 balões biodegradáveis com sementes de Ipê dentro deles. As sementes foram doadas pela Sabesp. Segundo explicou Elizangela, o principal objetivo do evento é a conscientização das crianças e adolescentes acerca dos inúmeros benefícios trazidos pelas árvores, principalmente nos ambientes urbanos.
Entre esses benefícios, ressaltou a coordenadora do projeto, estão o controle do clima e da temperatura, a permeabilidade do solo e proteção dos lençóis freáticos, a melhoria da qualidade do ar, o fornecimento de sombra, além do embelezamento paisagístico.
“A ideia de fazer algo diferente, como a chuva de sementes, teve como objetivo principal trabalhar a imaginação das crianças e adolescentes. Elas ficavam se perguntando onde será que caíram as sementes dos balões e algumas até torciam para que caíssem no quintal das suas casas. Certamente que, no futuro, elas irão se lembrar que ajudaram a plantar essas árvores”, disse Elizangela.
Criado há 13 anos, o projeto “Corpo e Mente em Movimento” atende cerca de 70 crianças e adolescentes – de 06 a 15 anos incompletos – de vários bairros da cidade, em período diverso do horário escolar. O atendimento inclui a prática diária de atividades sociais e culturais, assistência religiosa e psicológica, além de reforço escolar e de alimentação.