Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Região se destaca em ranking de eficiência elaborado pela Folha de S.Paulo

Date:

O jornal Folha de São Paulo publicou, no domingo passado, 28, o chamado Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F), uma nova ferramenta criada pelo jornal para medir o grau de eficiência dos serviços prestados pelos municípios brasileiros às suas respectivas populações. O levantamento, feito em parceria com o Instituto Datafolha, leva em conta os principais indicadores como Saúde, Educação e Saneamento e mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.

O primeiro lugar foi ocupado pelo município mineiro de Cachoeira da Prata, que conta, atualmente, com 3.727 habitantes. Entre os municípios paulistas, a melhor posição foi obtida por Águas de São Pedro, a quarta colocada entre os 5.281 municípios alcançados pelo levantamento da Folha. Mas, nenhuma região do estado conseguiu uma performance tão destacada como a região noroeste, que colocou três municípios entre os 25 mais bem avaliados: Fernandópolis (9ª), Votuporanga (13ª) e Urânia (23ª). A boa posição obtida por Fernandópolis chamou a atenção do ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, que parabenizou – via celular – a prefeita Ana Bim.

Jales, de seu lado, também obteve uma ótima classificação ao ocupar a 143ª posição em um universo de 5.281 municípios, ficando a poucas posições de Santa Fé do Sul, a 121ª colocada, e muitos pontos à frente de São José do Rio Preto, a 395ª colocada. No estado de São Paulo, Jales ocupou a 47ª posição. O quesito onde Jales obteve a melhor nota (0,939) foi o Saneamento. Na Educação, o levantamento da Folha deu nota 0,654 para Jales, enquanto a Saúde teve a pior performance, com nota 0,485. No geral, Jales obteve nota 0,574.

O prefeito Pedro Callado ficou satisfeito com a posição de Jales no ranking. “Realmente, é um motivo de satisfação, não somente para a administração, mas para todo mundo. Nesta semana eu estive em uma audiência no Fórum, e o promotor, doutor Horival ressaltou que nós ficamos à frente de São José do Rio Preto”. Callado destacou que, na vida, tudo precisa melhorar. “Não podemos nos acomodar, pois ainda há muita coisa para ser feita. Estamos nos planejando e estabelecendo metas com o objetivo de melhorar”. O prefeito atribuiu o resultado à atuação dos servidores. “Isso se deve, principalmente, aos funcionários. São eles que estão na linha de frente da Educação, da Saúde e dos demais setores”, concluiu.

O candidato único a prefeito de Jales, Flávio Prandi, também falou sobre o assunto. “Eu vi o ranking no domingo e fiquei feliz e otimista com o resultado. Analisando os índices do levantamento, a gente observa que Jales está bem nesses três quesitos – Educação, Saúde e Saneamento – mas dá para ver, também, que é possível melhorar os serviços prestados pelo município”, resumiu Flávio Prandi. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS