Está marcada para odomingo, dia 21 de agosto, a 32ª edição da Romaria Diocesana, a primeira presidida pelo bispo Dom Reginaldo Andrietta. Milhares de fiéis são esperados para a celebração, considerada um dos maiores eventos católicos da Região Noroeste Paulista e que fará parte das comemorações do 55ª aniversário da Diocese de Jales.
O tema escolhido para este ano foi “Com Maria celebramos a misericórdia de Deus”. Romeiros de Jales e dos 46 municípios abrangidos pela Diocese devem começar a concentração por volta das 13 horas, com a acolhida dos fiéis feita no Recinto de Exposições Vereador Juvenal Giraldelli (FACIP). A partida está marcada para às 14 horas, seguindo pela Avenida Salustiano Pupim, Rua 2, Rua 11, até chegar na Catedral de Jales, onde tradicionalmente é celebrada a Missa Campal, presidida, pela primeira vez, por Dom Reginaldo e concelebrada pelos padres da Diocese.
A expectativa para o evento do dia 21 é de que supere o público de 21 mil pessoas que participaram no ano passado. O bispo emérito de Jales, Dom Demétrio Valentini também confirmou presença na romaria. “Em 1985 o bispo Dom Demétrio iniciou as romarias e participou de todas elas até hoje, comemorando inclusive o Jubileu de Prata. No ano passado aconteceu a comemoração dos 50 anos de Dom Demétrio como Padre e de 33 anos como bispo. Este ano ele já confirmou sua presença e disse que deseja participar da Romaria como um romeiro”, contou a secretária de Comunicação da Cúria Diocesana, Lazara Maria Viana Pereira.
O Bispo Dom Reginaldo disse que “presidirei esta Romaria com humildade, rezando e cantando com o povo; meditando sobre o tema da misericórdia do Ano Jubilar que estamos celebrando este ano na Igreja; caminhando com os peregrinos com alegria, como sinal de que somos um povo que luta pela realização do seu Reino no mundo, com a certeza da vitória. Viverei com o povo a experiência de passar pela Porta Santa, em frente da Catedral, em sinal de nossa Páscoa em Jesus Cristo. Estou, desde já, vivenciando a imensa alegria de presidir a celebração eucarística, com a companhia de Dom Demétrio e todos os padres da Diocese, buscando com o povo de toda a Diocese que estará ali presente, forças em Jesus Cristo, para a missão que Ele nos confiou”.
Sobre a mensagem que deverá ser transmitida aos romeiros no dia 21, Dom Reginaldo ressaltou que “a principal mensagem é de que ‘Somos Povo de Deus em Missão na Sociedade’. Devemos ser sempre mais unidos em torno de projetos e ações comuns em favor de melhores condições de vida para nosso povo, lutando juntos por uma sociedade justa e fraterna”.
É importante frisar que os idosos e as crianças que não tiveram condições de acompanhar o trajeto poderão assistir a Romaria através de telões que serão instalados dentro da igreja. Para garantir segurança aos romeiros, um esquema especial será montado pela Polícia Militar, a exemplo de anos anteriores. A Sabesp também participará efetivamente do evento realizando a distribuição de água e a Pastoral da Saúde terá postos de atendimento distribuídos em pontos estratégicos do percurso.
Tradicionalmente, um dos pontos altos da Missa Campal deve ser a proclamação do Evangelho Cantado e a Benção das Águas, onde os padres que participam da Romaria se dirigem para o meio da multidão e abençoam os fiéis. “Convido a todos os cristãos de Jales e região a participarem da 32ª Romaria Diocesana, que será realizada no próximo dia 21 de agosto, organizando-se em grupos e caravanas, caminhando em direção à concentração inicial no recinto da FACIP, às 14h, e todos juntos em direção à Catedral Nossa Senhora da Assunção. Participemos dessa grande caminhada do Povo de Deus! Caminhemos unidos a Cristo, nosso Pastor e nosso guia, com a companhia de Maria”, convidou o bispo Dom Reginaldo.