O principal nome do atletismo paralímpico brasileiro, Terezinha Guilhermina terá entre seus atletas guias nos Jogos Paralímpicos, que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 7 e 18 de setembro, o atleta jalesense Rafael Lazarini, um dos convocados pelo pelo CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro.
A convocação foi oficializada no dia 19 de julho, feita pelo presidente do CPB e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), Andrew Parsons. Ao todo foram convocados 278 atletas, 181 homens e 97 mulheres. O número representa a maior delegação brasileira da história em Paralimpíadas.
Desde janeiro deste ano, os guias Rafael Lazarini e Rodrigo Chieregatto acompanham a cega mais rápida do mundo na defesa dos títulos paralímpicos dos 100m e 200m e na prova dos 400m. Em dezembro de 2015, Terezinha encerrou a vitoriosa parceria de cinco anos com o guia Guilherme Santana. Juntos, os dois haviam conquistados três medalhas em Paralimpíadas, nove em Mundiais e sete em Jogos Parapan-Americanos. A participação frustrada no Mundial do Catar, no entanto, pesou para o fim da parceria.
Em outubro, em Doha, Guilherme sofreu uma lesão na coxa direita e prejudicou o desempenho da maior medalhista brasileira da história em Mundiais, com 17 pódios, sendo 13 ouros e quatro pratas. Pela primeira vez em dez anos, Terezinha não foi à final dos 100m em um mundial. Ela perdeu os títulos dos 200m e 400m para a chinesa Cuiqing Liu, também vencedora da prova mais rápida do atletismo. Rafael Lazarini substituiu Guilherme nos 100m, porém, o pouco tempo de adaptação pesou para a dupla.
Faltando poucos dias para o início dos Jogos Paralímpicos, Rafael, que é estreante na competição, se diz cada vez mais focado nos treinos, em melhorar o tempo nos tiros e também mais feliz que nunca e muito confiante. “A partir do dia 21 de agosto todos os atletas estarão em concentração no Centro de Treinamento Paralímpico, no dia 4 de setembro, serão encaminhados a Vila Olimpica, à espera do início dos Jogos”. A primeira competição do jalesense nos Jogos guiando Terezinha acontecerá no dia 8 de setembro, no Engenhão, disputando os 100m.
A prioridade de Terezinha Guilhermina são os 100 metros. Ela defenderá o título guiada pelo jalesense Rafael Lazarini. Outra prova tida como essencial são os 200m, em que a mineira é também a atual campeã paralímpica. Terezinha vai competir ainda no revezamento 4x100m e nos 400m, prova que rendeu dois bronzes nas Paralimpíadas (2004 e 2008).
Rafael contou que “os treinos estão fluindo muito bem, mas procuro não ficar pensando no que vai acontecer, nessa pressão de defender o título dos 100m e 200m, de ser no Brasil. Procuro focar nos treinos e melhorar o que tem que melhorar e colher os frutos lá. Conto com a torcida e oração de todos os meus familiares, amigos e jalesenses”, finaliza Rafael.
Na TV
Rafael Lazarini, ao lado de Terezinha Guilhermina, já participou de programas de TV e de campanhas publicitárias. Na Rede Globo, fez participação no Amor & Sexo, apresentado por Fernanda Lima. No SBT, gravou para o Agora é Tarde, de Danilo Gentili. Entre os últimos destaques, o jalesense apareceu ao lado da atleta em uma campanha do Ministério da Educação, com mensagem focada na disciplina em sala de aula. Além disso, foi lançado na terça-feira, dia 27 de julho, o novo comercial das ações do Ministério do Esporte e Governo Federal para os Jogos Rio2016, em que Lazarini aparece guiando Terezinha durante corrida. Rafael gravou matérias que mostram a rotina de treinos dos atletas. Elas vão ao ar no Programa Xuxa Meneghel, da Record e no Globo Esporte, do apresentador Ivan Moré.