Dados levantados e divulgados pela administração da Santa Casa de Jales mostram que mais da metade dos atendimentos realizados pela instituição são direcionados a pacientes de cidades da região. De acordo com o provedor Junior Ferreira, o fato de a instituição estar localizada em Jales, não justifica a restrição de atendimentos que são feitos de maneira humanizada e altamente profissional pela equipe de funcionários e colaboradores do hospital.
Junto ao Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto – DRS XV, a Santa Casa atende Jales e outros 15 municípios referenciados: Aparecida D’ Oeste, Aspásia, Dirce Reis, Dolcinópolis, Marinópolis, Mesópolis, Palmeira D’ Oeste, Paranapuã, Pontalinda, Santa Albertina, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, Urânia e Vitória Brasil. Pacientes de outras cidades e até de outros estados.
De janeiro a junho deste ano a Santa Casa atendeu 13.786 pessoas pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Cerca de 48,80% desses pacientes são provenientes dos 15 municípios referenciados; 1,36% de outras cidades e outros estados e 49,84% de Jales. “Isso significa que o hospital atende mais pacientes de fora do que da própria cidade”, revelou o provedor.
Junior Ferreira enfatizou que “isso representa o quanto a população em torno das cidades vizinhas do hospital está presente nos atendimentos. Perante a descrição, ainda necessitamos de uma atenção especial de outros municípios. Muitos são parceiros, porém precisamos ser mais lembrados”.
A Santa Casa de Jales é uma instituição sem fins lucrativos que depende exclusivamente dos repasses do SUS que, segundo a administração do hospital, não são suficientes. Por esta razão é necessária a busca incansável de recursos financeiros federais e estaduais. As despesas da instituição ultrapassam os R$ 2 milhões por mês. “Por isso é sempre necessário que o setor de Captação de Recursos recorra à organização de eventos e campanhas junto à comunidade”, justificou o provedor Junior Ferreira.