Segue até a quinta-feira, dia 30 de junho, o prazo para o alistamento militar. A informação foi dada pela 148ª Junta de Serviço Militar, órgão ligado à Prefeitura de Jales. O alistamento é obrigatório para os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2016 e também aqueles que perderam o prazo em anos anteriores.
De acordo com a secretária da Junta Maira Veiga, para o alistamento, são exigidas cópias de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e duas fotos 3×4 recentes.
O alistamento militar teve início em janeiro, em todo o território nacional. A estimativa da Junta de Serviço Militar de Jales é de que cerca de 350 jovens devem se inscrever no município neste ano.
Os jovens que perderem o prazo pagarão multa e taxa. O alistamento militar é obrigatório e o descumprimento poderá impossibilitar o cidadão a realizar atividades legais como: retirar passaporte, matricular-se em faculdade, ingressar no serviço público, candidatar-se na carreira política, obter registro de trabalho com carteira assinada, entre outros.
Ao se alistar o jovem pagará uma taxa de R$ 3,13. Quem estiver fora do prazo a multa a ser paga é de R$ 5,50.
O Serviço Militar inicial (obrigatório) tem duração de 10 a 12 meses, a contar de janeiro. O objetivo é contribui para a formação do caráter cívico e da cidadania dos jovens brasileiros, introduzindo valores éticos, morais, físicos e culturais, difundidos e praticados nas Forças Armadas.
A Junta de Serviço Militar de Jales está localizada na Rua 19, nº 2067, próximo ao Comboio. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.