Foi discutido, votado e aprovado por unanimidade um requerimento de autoria do vereador Claudir Aranda (PDT), que solicita da Prefeitura informações sobre a possibilidade de instalação de torneiras acionadas por aperto em locais públicos da cidade.
Claudir argumento que as torneiras desse tipo, evitam a necessidade de ‘girar’ para que seja fechada, já que o desligamento é automático. A troca dos dispositivos, segundo ele, iria zelar pela saúde dos usuários, oferecendo condições de higiene em locais públicos. Sabe-se também que esse tipo de torneira gera economia, pois evita o desperdício de água, recurso tão escasso em todo o planeta nos dias atuais.
O documento levou em conta que o custo financeiro de se instalar as referidas torneiras é praticamente o mesmo, se comparado com as torneiras comuns, “com a vantagem de serem mais higiênicas e econômicas”.
O Poder Executivo deverá responder “se há a possibilidade de serem substituídas as torneiras instaladas em locais públicos, sob responsabilidade do município, sempre que estas o exigirem? Ou instalar em novas construções públicas, torneiras acionadas por aperto?”. Em caso positivo, o requerimento também questiona se esta orientação será passada para as Secretarias Municipais e ao Setor de Compras da Prefeitura Municipal.
Após o recebimento dos requerimentos, a Prefeitura conta com o prazo de 15 dias úteis para enviar as respostas ao Poder Legislativo. Os requerimentos e suas respectivas respostas são disponibilizadas à toda a população no site oficial do Poder Legislativo de Jales, que pode ser acessado pelo endereço www.jales.sp.leg.br.