Autoridades e representantes da comunidade interna e externa comemoraram, no sábado, dia 30 de abril, os 50 anos da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV). O evento foi promovido na Cidade Universitária e também marcou a posse da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Curadores (triênio 2016-2018), homenagens aos pioneiros da Instituição, inauguração do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Receita Federal (NAF) e lançamento do sinal digital da TV Unifev (canal 53.1), entre outras atividades.
Os novos gestores da FEV, representando, suas respectivas entidades, instituições e clubes de serviço, foram empossados pelo promotor de justiça Curador de Fundações, Dr. João Alberto Pereira.
Oito personalidades foram homenageadas em agradecimento aos serviços prestados à Instituição: o Patrono da FEV, Dalvo Guedes; a aluna da 1ª turma de Pedagogia, um dos três primeiros cursos da Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (Facle), Profa. Dra. Encarnação Manzano; o docente mais antigo em atividade na Instituição, Prof. Dr. Antônio Lopes; a colaboradora mais antiga em exercício na Instituição, Maria Giacomini Massuia; o 1º Presidente da Fundação Rádio Educacional de Votuporanga (FREV), Prof. Dr. Luiz Carlos Ferrarezi; o 1º Reitor da UNIFEV, Prof. Me. Armando D’Avóglio; o ex-presidente mais antigo da FEV, entre os ex-presidentes presentes, Dr. João Antônio Nucci, que não pode comparecer à comemoração, mas foi representado pelo também ex-presidente da FEV, Diogo Mendes Vicentini, e o promotor de justiça Curador de Fundações, Dr. João Alberto Pereira.
Ao fazer uso da palavra, o Diretor-Presidente da Fundação Educacional de Votuporanga, médico-veterinário Dr. Celso Luiz Alves dos Santos, reafirmou a satisfação em retornar ao comando da Instituição, após 10 anos. “Conduzido, novamente, a este cargo, pela decisão soberana do Conselho de Curadores, escolha essa, baseada em vossos corações, digo que este é um momento um pouco mais que rotineiro, em meio ao brilho de tantas realizações, e especialíssimo, porque nos fortalece e incentiva ainda mais. Agradeço a todos os colaboradores, mestres e dirigentes da FEV, UNIFEV, Colégio Unifev e Rádio e TV Unifev pelo trabalho sempre eficiente, que tem colocado a Instituição em destaque no cenário regional, estadual e federal. Muito obrigado!”.
O Deputado Estadual Carlos Eduardo Pignatari evidenciou a atitude visionária do Patrono Dalvo Guedes em instituir a FEV. “O Sr. Dalvo sempre acreditou na implantação de projetos em prol da comunidade. Assim, ele foi além do seu tempo e criou uma Instituição que, hoje, é referência em educação. Parabéns a UNIFEV e a todos que fazem parte desta história”.
Nasser Marão Filho, prefeito de Votuporanga, citou que a Instituição é um orgulho para a cidade e os votuporanguenses. “Eu sempre digo que a UNIFEV, junto à Santa Casa e ao Poder Público, aqui representados pela Prefeitura e pela Câmara Municipal, formam os três pilares fundamentais para o desenvolvimento e o reconhecimento do nosso município perante todo o Brasil”.
Para encerrar a solenidade, a placa comemorativa dos 50 anos da Instituição foi descerrada no local onde foi instalada, no pátio do bloco 1, ao lado da que marca a inauguração do câmpus.
Sinal Digital
O sinal digital da TV Unifev, sintonizado por meio do canal 53.1, foi lançado oficialmente durante a cerimônia que comemorou o aniversário de 50 anos da FEV. A placa, que marca esse importante avanço para a emissora, foi descerrada pelo supervisor técnico da Fundação Rádio Educacional de Votuporanga (FREV), Luis Henrique Modé Pereira, pelo supervisor de jornalismo da FREV, Luciano Guimarães, pelo gestor da FREV, Prof. Me. Ramon Lombardi Teixeira Nunes, e pelo Diretor-Presidente da FEV/FREV, médico-veterinário Celso Luiz Alves dos Santos, na presença de autoridades e representantes da comunidade interna e externa.
O supervisor de jornalismo da emissora ressaltou que a mudança representa o nascimento de um novo ciclo. “Sou egresso da Instituição, graduado em Jornalismo. Vivenciar este dia é algo único e marcante. Estamos preparados para acompanhar essa evolução e, em breve, teremos mais novidades. Este é apenas o início de um longa jornada para a TV Unifev e todos os seus colaboradores”, disse.