“Todo jogador que chega na base do Tijuana tem que passar por mim. Eu que coloco lá dentro para treinar. Eu levo muito pouco, mas os que eu levo, ficam”. Quem garante é o ex-jogador do CAJ (Clube Atlético Jalesense) Valtencir Gomes da Silva, conhecido apenas como Ci. Ele é diretor das categorias de base do Club Tijuana Xoloitzcuintles de Caliente ou apenas “Tijuana Futebol Club”, festejado clube de futebol da cidade de Tijuana, México.
Ci tem uma extensa carreira com passagens pelo CAJ, Atlético Goianiense, Barretos, União Barbarense, no Brasil. Depois de ir para o México, jogou por 18 anos no Queretaro, Tigres e Tijuana, onde fez o primeiro gol do time profissional.
O ex-atleta atua como “caça talentos” do clube mexicano e percorre Estados Unidos, México e outros países sul-americanos em busca de novos craques. “Eu sou exigente. Levo pouco, mas os que eu levo têm 99% de chance de que vai ficar. Os treinadores têm confiança em mim porque eu joguei durante muito tempo no clube. Sou eu que apresento os jovens aos treinadores, acompanho eles por alguns dias e vejo se o menino fica ou não”.
A função que exerce na agremiação mexicana empresta um prestígio adicional ao Club Tijuana Cix de Jales, do qual é um dos três diretores. Escola Oficial CIX Jales é uma filial do time mexicano. Recém formada, a escola já está em pleno funcionamento na Rua Dez ao lado do Clube do Ipê. A escolhinha de Jales chega com o compromisso de fazer uma seleção semestral de três garotos para irem ao México visitar o Tijuana e treinar com o Club durante dez dias.
Além disso, o Tijuana CIX de Jales vai disputar torneios regionais e amistosos com grandes equipes brasileiras.
As vagas são limitadas e outras informações podem ser obtidas pelo telefone 17-99662-5119 ou e-mail adm@escolaclubtijuana.com.br ou na Rua Três 2770.
“A escolinha está aberta para todos. Não vai ter avaliação ou peneirão para entrar”.
O QUE SÃO OS CIX
Os CIX (Centro de Iniciação Xoloitzcuintle) é “uma filial onde vendemos ou emprestamos o nome do clube para fazer escolinhas no México ou Estados Unidos. É onde se treinam as bases”, explicou o ex-jogador. “Vamos trabalhar com a mesma metodologia, inclusive devemos trazer um treinador de lá do Tijuana para ajudar a gente e ter um representante do time aqui”.
De acordo com o site do Club Tijuana, o CIX é projetado para ajudar os meninos a aprender a jogar futebol sem qualquer pressão com a ajuda de uma equipe de profissionais através de técnicas de acordo com a sua idade e categoria, que permitirá o desenvolvimento de suas habilidades, priorizando o ensino ministrado.
“No CIX, os alunos recebem uma educação integral como pessoa, esportista e jogador de futebol; aprendem o trabalho em equipe sempre com respeito pelos seus pares e para a instituição”.