A Câmara Municipal de Jales realiza sessão solene na próxima terça-feira, dia 12, para entregar homenagens a cinco pessoas que tiveram expressiva colaboração para o desenvolvimento da sociedade jalesense e divulgação do nome da cidade em nível nacional.
São elas, o delegado de polícia Sebastião Biazi; o professor e árbitro de voleibol aposentado José Antônio de Carvalho, o pioneiro do basquetebol Marino Manella; o juiz de direito Fernando Antônio de Lima e a pecuarista Eunice Carvalho Diniz, que fez uma vultosa doação para o Hospital de Câncer de Barretos.
A Medalha XV de Abril foi instituída pela Resolução nº03/95, de 25 de abril de 1995, originada de um Projeto de Resolução de autoria do vereador Ari Dalton Martins Moreira e é uma honraria destinada a quem se distingue por atos de coragem, altruísmo, notável sucesso profissional ou relevantes serviços prestados ao município.
Receberão a honraria o pioneiro e grande incentivador do basquetebol jalesense, Marino Manella, em reconhecimento às notáveis contribuições para o desenvolvimento do basquete na cidade de Jales, a ponto de torná-lo uma referência nacional nas últimas décadas do século XX. O juiz de direito da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Jales, Fernando Antônio de Lima, receberá a medalha em reconhecimento aos seus notáveis serviços prestados como magistrado em Jales.
Graças à sua atuação junto aos outros juízes da comarca e ao Tribunal de Justiça, foi autorizada a construção de um prédio próprio para abrigar o Juizado Especial Cível e Criminal (onde ele é titular), desafogando o antigo prédio do Fórum e permitindo a instalação da 5ª Vara de Justiça na Comarca.
O Título de Cidadão Jalesense é outorgado pelo Poder Legislativo à pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado relevantes serviços ao Município. A concessão desta honraria está prevista no Artigo 19, XIV, da Lei Orgânica do Município de Jales.
Eunice Carvalho Diniz receberá a homenagem pelo seu apoio para a construção da nova ala do Hospital de Câncer de Barretos, Unidade III, em Jales. O delegado de polícia, Sebastião Biazi, pela prestação de serviços, notadamente na preservação da ordem, da paz e da segurança da cidade e o professor José Antônio de Carvalho, árbitro internacional de voleibol, que levou e enalteceu o nome de Jales para o mundo.