Mais uma vez os jalesenses devem seguir as manifestações programadas para todo país e se reunir neste domingo, 13 de março, na Praça João Mariano de Freitas, a partir das 10 horas, para externar a insatisfação contra os escândalos de corrupção que assolam o Brasil e contra o governo da presidente Dilma Rousseff. O evento está sendo organizado por Enila Paz Landim e Márcia Zaquelo.
Os organizadores pedem que os participantes compareçam, de preferência com roupas nas cores da bandeira brasileira, principalmente nos tons verde e amarelo. Quem quiser, pode pintar o rosto com faixas pretas, sugere a organização. A manifestação será apartidária, vai contar com a presença de um trio-elétrico, apoio da Polícia Militar e Associação Comercial e Empresarial de Jales, conforme frisou Enila.
Carros de som circularam pela cidade durante a semana pedindo a adesão da população e durante três foi feita a panfletagem para divulgação do evento. “…a manifestação será em prol ao povo brasileiro. Queremos um Brasil verdadeiramente democrático e justo e, não há democracia nem justiça com corrupção, incompetência e autoritarismo. Venha pra rua você também, o Brasil precisa de você”, dizia a mensagem propagada através do carro de som.
A concentração está prevista para as 10 horas, na Praça João Mariano de Freitas, a “Praça do Jacaré”. Organizadores afirmaram que convidaram representantes da Associação Comercial, clubes de serviço, entidades de classe e órgãos como a OAB. Da Praça, partirá uma passeata pela área central da cidade, na Avenida Francisco Jalles.
“O principal motivo dessa mobilização é com relação aos inúmeros escândalos que não param de surgir, com membros ligados diretamente ao alto escalão do governo federal, em especial, a situação na qual o atual governo deixou o país”.
Em redes sociais como o Facebook, publicações se espalharam convidando a população para participar da manifestação desse domingo. “13/3 Eu Vou. Vem pra rua Jales”, mostram as artes compartilhadas pelos internautas.
Segundo as organizadoras, empresários e profissionais liberais apoiam a causa e patrocinaram o custeio de serviços contratados para o dia da manifestação e confecção de materiais de divulgação. Em 2015, três manifestações aconteceram na cidade. A primeira em 15 de março, depois em 12 de abril e 16 de agosto.
Embora bem organizada e articulada, a manifestação de Jales, até a quinta-feira, dia 10, não constava na lista oficial de cidades divulgada pelo movimento Vem Pra Rua. Em todo Brasil, 352 cidades de 26 estados e do Distrito Federam constavam na lista que está disponível no site www.vemprarua.net.
Vem Pra Rua
O Vem Pra Rua é um movimento suprapartidário, democrático e plural que surgiu da organização espontânea da sociedade civil para lutar por um Brasil melhor. Brasileiros de todas as regiões do país, de todas as classes sociais e idades passaram a se mobilizar, desde o final de 2014, contra a grave situação econômica, política e social enfrentada no Brasil.