Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Projeto Grafita Cultura envolve adolescentes e jovens de Jales

Date:

Aproximadamente 30 adolescentes e jovens de Jales estão participando do Projeto Grafita Cultura, desenvolvido através de uma parceria com o CRAS – Centro de Referência à Assistência Social.  As diversas turmas fazem parte do Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos e do Programa Ação Jovem.

O trabalho iniciado em fevereiro é coordenado por Rangel Dutra e tem como parceria o grafiteiro e artista Edilson de Oliveira, mais conhecido como Neinha. Os selecionados para participar devem possuir famílias cadastradas do CAD Único do CRAS ou serem beneficiários do Ação Jovem. No primeiro caso, adolescentes com idades entre 15 e 17 anos podem participar, já no segundo, jovens com idades entre 15 e 24 anos são aceitos.

Aulas teóricas foram ministradas na Associação dos Funcionários Públicos de Jales, no Jardim Municipal, enquanto as aulas práticas estão sendo realizadas na Fepasa. Estão envolvidas no projeto a coordenadora do CRAS, Meire Kelly de Souza Santos, a psicóloga Virgínia Paula de Alencar Macchi, a responsável pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Lislaine Colombo Chiaparin Vicentin e a responsável pelo Ação Jovem, Patrícia Belotto.

Rangel Dutra disse que o projeto tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

A oficina de “Graffiti” acontece no período inverso ao escolar, em dois polos. Na Fepasa, de segunda-feira e quarta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. Na Associação dos Funcionários Públicos, no Jardim Municipal, as aulas são de terças e quintas-feiras, das 14 às 16 horas. “As aulas acontecem no período contrário aos que os alunos estudam em suas escolas regulares”, contou Virgínia.

Rangel disse que os interessados em conhecer e participar da arte do grafite devem procurar o CRAS na Avenida Arapuã, nº 3695 – Jd. Ipiranga, ou pelo telefone (17) 3632-6354.

Grafite

O grafite surgiu na década de 1970, em Nova Iorque, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade. Essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos. Essa arte é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. 

O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

No Brasil, a arte do grafite foi introduzida no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Sofá, banco de carro, pneu, roupa e até panelas. Prefeitura encontra de tudo nos bueiros

Preocupada com o grande volume de chuva que caiu...

Apenas 5,6% da população jalesense vive na zona rural, diz IBGE

Dados divulgados pelo Censo Demográfico 2022 na semana passada,...

Reunião discute projeto de limpeza de postes e remoção de cabos inutilizados em Jales

A Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano...

Secretaria de Obras intensifica ações de desobstrução em bocas de lobo e galerias pluviais

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal...