Jales será a cidade sede do 8º Festival Nacional de Teatro de Jales. O evento vai acontecer entre os dias 30 de abril e 8 de maio, com a missão de resgatar o movimento cultural, já que a cidade tem uma grande história quando se fala de realização de eventos artísticos. As Companhias de Teatro de todo o Brasil têm até o dia 12 de março para se inscreverem.
A ficha de inscrição está disponível no site www.teatrojales.com.br e também pode ser solicitada através do e-mail festival@teatrojales.com.br. O material deve ser enviado, devidamente preenchido, até o dia 12 de março, juntamente com as demais exigências do edital, disponível no portal.
O 8º Festival de Teatro de Jales terá como coordenador geral, o também responsável pela Escola Livre de Teatro de Jales, Clayton Campos. A comissão organizadora do Festival é formada pelo Assessor de Imprensa, Daniel Zilio, Assistente de Produção Claudia Borges, Assistente de Produção Administrativa Kátia Constantino, Diretor Artístico Carlos Mello, Assistente de Produção (montagem e produção) Valdecir Neri, Curador José Viturino, Diretor da Verso e Prosa Comunicação Guilherme Leite e Produtora Executiva Fabiana Alves.
A seleção dos grupos, que vão se apresentar em Jales será realizada entre os dias 13 e 20 de março, com base no material enviado. Os nomes das dez companhias selecionadas serão divulgados no dia 21 do mesmo mês, no site oficial do evento e na imprensa local e regional.
“Pensamos no 8º Festival Nacional de Teatro em Jales para ir além do entretenimento. Um evento como esse só faz sentido se contemplar as três dimensões da cultura: dimensão simbólica (o valor artístico e a apreciação), dimensão cidadã (a democratização do acesso ao festival, tanto do público quanto dos grupos interessados) e a dimensão econômica (a geração de renda e movimentação econômica). Além do teatro, procuramos agregar outras linguagens artísticas. A comunidade pode esperar momentos de muita arte, cultura e encantamento”, afirmou Clayton Campos.
O 8º Festival Nacional de Teatro é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura e organizado pelo Proac-SP e Eccart, com apoio da Prefeitura Municipal de Jales e Ponto de Cultura-Escola Livre de Teatro (Elite). Os organizadores do evento apostam na diversificação das apresentações, com montagens tradicionais e propostas inovadoras, que possam contemplar a qualidade artística e técnica, com textos, atuações e direções expressivas.
As apresentações serão realizadas nas praças João Mariano de Freitas (Praça do Jacaré) e Euphly Jalles e também no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo. Todos os grupos selecionados terão ajuda de custo, direito à hospedagem e alimentação, oferecidos pelos organizadores do 8º Festival.