Após uma década sem ter um time profissional, a cidade de Jales terá o retorno do dragão do oeste. A volta está entre as datas ainda a confirmar, 13 ou 16 de maio, agora com o nome de Jalesense Atlético Clube, substituindo o anterior CAJ (Clube Atlético Jalesense). A iniciativa coube ao presidente da entidade e dono da empresa Pantaton, Lécio Batista Filho, juntamente com um investidor de Presidente Prudente, Aílton de Pádua e o secretário de Esportes, Ademir Balero Molina. Pádua, empresário do ramo de alimentos e gado, vai ser o responsável pela formação do elenco e comissão técnica.
Segundo o secretário, Ailton deverá retornar a Jales nesta semana para dar início ao trabalho de recuperação do Estádio Municipal Roberto Vale Rollemberg. “Ele estará colocando sua equipe dentro do Estádio Municipal para reforma de alguns setores. A casa do atleta (república) vai ser reformada e a partir do dia 20 de fevereiro estará em condições de receber os 28 jogadores que devem compor o elenco profissional. Os alojamentos sobre as arquibancadas também serão transformados em apartamentos para receber os 30 atletas do Sub 16 e Sub 18”.
A comissão técnica e o elenco profissional ainda está sendo montado, mas se sabe que as categorias de base terão o ex-goleiro Sergio Nacca como técnico do SUB 18 e Délcio José Miorini como técnico do SUB 16. As categorias que abrangem atletas de 12 e 14 anos também estão sendo definidas.
Nas redes sociais, Facebook e Instagram, o Jalesense se mexe para manter informados os interessados na equipe. Os trabalhos devem começar no dia 15 de fevereiro. Há promessas de uma loja com os produtos oficiais da equipe e um programa de sócio torcedor, porém ambos ainda não têm previsão de início.
O Jalesense escolheu disputar a Taça Paulista 2016, que não tem vínculo com a Federação Paulista de Futebol (essa que comanda as principais ligas do estado) e sim com a Liga de Futebol Paulista. A explicação, além de questões burocráticas, está no fato do calendário da competição ser mais estruturado do que a FPF propõe, trazendo portanto, maior rentabilidade as equipes que a disputam. Na Taça Paulista, o calendário previsto é de 13 de maio a 3 de dezembro. O Jalesense é só mais um, diante das quarenta equipes que vão disputar a competição.
A Liga foi criada com a intenção de resgatar equipes tradicionais extintas pelo interior de São Paulo, com uma liberdade grande dos clubes e ajuda na gestão profissional. Em sua página no Facebook, a Liga publicou que pretende fazer a estreia do campeonato no dia 13 de maio em Presidente Prudente, com um jogo que marca o retorno do Esporte Clube Corinthians de Prudente, após 15 anos fora do futebol. O Jalesense Atlético Clube se candidatou para ser o adversário, mas ainda não recebeu a resposta.
O CAJ foi fundado em 1960, mas começou suas atividades profissionais em 1963 na quarta divisão do Futebol Paulista. O último campeonato disputado antes de fechar as portas foi em 2005, quando eliminado ainda na primeira fase da Segundona Paulista.