Antes de participarem da entrega de 52 casas populares em Aspásia, o Secretário de Habitação do Estado de São Paulo, deputado Rodrigo Garcia e o Diretor Regional da CDHU, Flávio Prandi, o Flá, visitaram na manhã da segunda-feira, 7, o prefeito Pedro Callado. O principal assunto do encontro de lideranças políticas foi a construção de casas populares em Jales.
Durante a reunião, ficou acertado entre Garcia e Callado que a Prefeitura deverá definir uma área adequada para implantação de um conjunto habitacional e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) disponibilizar recursos financeiros para a construção das unidades habitacionais e infraestrutura do local.
A possibilidade da liberação de verbas emergenciais para obras de infraestrutura, também foi discutida no gabinete do prefeito. Convidado por Flá, o vereador Gilberto Alexandre de Moraes, o Gilbertão, participou da reunião.
Rodrigo Garcia falou sobre o momento político nacional e as dificuldades que o governo estadual enfrenta no momento, com cortes no orçamento e contenção de gastos. O secretário se colocou à disposição do prefeito para ajudar, no que for possível, o município e a sua população.
O prefeito Pedro Callado, que falou com a equipe de reportagem de A Tribuna na manhã do dia 8, disse que um estudo já está sendo feito pela equipe da Prefeitura com o objetivo de identificar áreas públicas que possam ser desafetadas e, posteriormente vendidas ou permutadas em novos terrenos que viabilizem a construção de novas unidades habitacionais em Jales. “A Prefeitura possui inúmeros terrenos espalhados por diversos bairros de Jales. Após a identificação de todos eles, poderemos enviar um Projeto de Lei para a Câmara solicitando a desafetação dessas áreas que poderão ser vendidas, caso a Câmara também aprove. Com os recursos poderemos adquirir terrenos maiores para a construção de casas. Já protocolamos em São Paulo, junto ao secretário Rodrigo Garcia, o pedido de construção de moradias que varia entre 200 e 500 novas unidades”.
Segundo o prefeito, o objetivo é concluir rapidamente o estudo para que o projeto possa ser enviado a CDHU com a máxima urgência. “Até fevereiro pretendo entregar o projeto concluído, indicando inclusive os terrenos que poderão ser adquiridos para a construção das unidades habitacionais”, ressaltou Callado.
O secretário Rodrigo Garcia aproveitou a visita que fez ao prefeito para se comprometer a concluir as 99 casas populares que estão sendo construídas próximas ao Cemitério Nossa Senhora da Paz (Cemitério Novo), no Conjunto Habitacional Honório Amadeu (Jales L).
Em junho deste ano, o prefeito Pedro Callado e o gerente regional da CDHU, Flá, anunciaram um aditamento de R$ 1,4 milhão, aprovado pela CDHU, para serem destinados para pavimentação, calçamento, terraplenagem, drenagem, paisagismo e construção de muros de arrimo no local, que fica próximo ao recinto da Facip.
Na época, o prefeito chegou a dizer na presença dos vereadores Gilbertão (DEM), Júnior Rodrigues (PSB), Jesus Batista (DEM) e do presidente da Câmara, Nivaldo Oliveira (DEM), o Tiquinho que “com entendimento e diálogo, Jales vencerá os enormes desafios que enfrenta”.