Terça-feira, Novembro 26, 2024

Sem local, instituição de recuperação pode interromper atividades

Date:

A Comunidade Terapêutica Despertar Para Cristo pede socorro. A entidade está prestes a interromper suas atividades, devolvendo seus pacientes às ruas e correndo risco de retroceder a um estágio anterior ao do início do tratamento. É que o imóvel onde está instalada, na Subida Preta, precisa ser devolvido ao proprietário até dezembro. A entidade já conseguiu, da prefeitura, um terreno onde está construindo a sua nova sede, que só fica em condições de receber pacientes em maio. Nesse ínterim, a Comunidade pode ficar sem local para funcionar, caso não encontre um alojamento. A mudança é provisória e a permanência seria apenas até maio.

“Se não conseguirmos um local provisório nos próximos dias, teremos que suspender as atividades e os pacientes vão voltar para as ruas. Isso interrompe o tratamento e eles voltarão ao estágio anterior. Vai ser muitos mais difícil se recuperar”, disse o coordenador da entidade, Gilhiard Miguelão.

Ele reafirma que a ocupação do novo local será provisória. A sede própria da entidade está sendo construída num terreno ao lado do Aterro Sanitário e da Estação de Tratamento de Esgotos da Sabesp. Atualmente, o local está recebendo a terraplenagem e a construção deve começar em dezembro. Durante o período em que estiver nessa nova propriedade, a entidade promete zelar e conservar o local.   

“Precisamos de um local, se possível, sem custo. Pode ser um sítio que até precise de alguma melhoria. Nós podemos trabalhar em troca da permanência na propriedade. Vamos entregar em melhores condições de quando entrarmos”.

O QUE É

A Comunidade Terapêutica Despertar Para Cristo é uma entidade sem fins lucrativos que auxilia no tratamento de homens adultos que procuram se recuperar do vício em álcool e drogas. 

“Inicialmente, ele precisa querer se tratar. Não há internação compulsória. O tratamento varia de três a seis meses e vai depender da disciplina e da evolução psicológica do paciente. Quem faz a avaliação é a nossa psicóloga”, explicou. 

Durante o período em que estiverem em tratamento, os pacientes recebem atendimento psicológico individual e em grupo, realizam atividades recreativas e culturais temáticas, trabalhos de artesanato e cuidam de uma pequena horta.

As atividades são acompanhadas por uma psicóloga, um nutricionista e a entidade ainda tem um funcionário para as atividades em geral. Entre as despesas estão também a alimentação e combustível.

Atualmente, dez homens estão em tratamento na entidade, mas ela possui capacidade para pelo menos 12. O coordenador disse que tem recusado novos pacientes por conta da incerteza sobre o imóvel. 

O pagamento de um imóvel de alto custo está descartado pelos responsáveis. Para custear as suas atividades e auxiliar 10 homens, a Comunidade conta com uma arrecadação financeira de aproximadamente R$ 2,1 mil. Boa parte dos serviços prestados é de voluntários. Ações como coleta e venda de latinhas recicláveis em eventos é uma das poucas fintes de renda. Colaboradores, como o empresário Júnior Ferreira, que ajudou na compra de uma Kombi também são outra fonte de sustento.  

O telefone para contato é (17) 99703-5993 e quem quiser ver fotografias ou conhecer melhor a Comunidade Terapêutica Despertar Para Cristo pode visitar o Facebook, que leva o nome da entidade. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

OAB SP tem maior votação da história da Secional, com 78% de participação

Leonardo Sica, da chapa “OAB Sempre em Frente”, foi...

Astrônomo jalesense representou o Brasil na Cúpula Mundial do Conhecimento, no México

O astrônomo jalesense Paulo César da Silva foi convidado...

Campanha de atualização de rebanhos do segundo semestre já começou

Já está em vigência a Campanha de Atualização de...