Terça-feira, Novembro 26, 2024

Empresários entregam projeto e discutem regularização fundiária com Callado

Date:

Os desafios inerentes ao setor empresarial brasileiro, como burocracia e falta de infraestrutura, são preocupações extras para algumas empresas instaladas no Distrito Industrial II “Valentim Paulo Viola”, criado há 29 anos.

Mais uma vez os empresários instalados no local se reuniram com o prefeito Pedro Callado, na manhã da quinta-feira, dia 26 de novembro, para uma conversa sobre o andamento da regularização fundiária de parte do distrito. Em fevereiro desse ano o assunto já havia sido discutido e o chefe do poder executivo jalesense havia prometido resolver a situação.

Entre os diversos entraves que tem prejudicado os negócios dos empresários, a falta de escrituras dificulta, por exemplo, a obtenção de financiamentos pelas empresas para realizarem novos investimentos. Muitas vezes, para conseguir empréstimos bancários é exigida a propriedade para concessão de crédito ou como garantia da transação.

Na oportunidade, empresários entregaram ao prefeito Callado, o Levantamento Técnico desenvolvido pelo engenheiro Marcos Pêgolo, que fez um estudo minucioso de cada terreno do Distrito Industrial II. “A regularização dos imóveis é dividida em três etapas, sendo a primeira – unificação de duas matrículas que já estavam em nome da Prefeitura; a segunda, que estamos entregando hoje para o prefeito, que constitui um projeto de Levantamento Técnico, encomendado pelos empresários do local, que contém a descrição minuciosa de cada um dos 60 lotes. Posteriormente a Prefeitura poderá partir para a terceira etapa: dar entrada no cartório de registro e, em seguida, outorgar as escrituras. Ficará dependendo unicamente do poder público”, contou o empresário Ivan Cavalin.

Segundo Ivan, muito mais do que vontade política, em sua opinião, faltou conhecimento e orientação técnica às administrações municipais passadas. “Por isso estamos a aproximadamente 25 anos pleiteando as escrituras para termos propriedade de nossos terrenos”. De acordo com o empresário “a insegurança jurídica carregada pelos empresários causaram um ‘engessamento’. Ficamos com medo de investir naquilo que não estava legalizado. Existiu receio e o desempenho industrial ficou comprometido. É nítido que um empresário não investe onde não existe segurança”, frisou Ivan.

Outro empresário do Distrito II disse que o direito de propriedade dos terrenos abre campo para novas possibilidades de investimento. “É um passo muito grande para o crescimento e desenvolvimento da cidade”.

“Estamos esperançosos de que o prefeito Pedro Callado dê sequência ao processo para que possamos obter nossas escrituras em breve. Estamos aqui para buscar esse comprometimento do dr. Pedro”, acrescentou Ivan.

O diretor de divisão da Secretaria de Obras, Fábio Martins, disse que foi autorizado pelo prefeito a dar sequência nas próximas etapas. “Nesta semana vou digitalizar o projeto, providenciar a certidão das quadras e a certidão de infraestrutura, assinar e levar para o dr. Pedro também assinar, dessa forma, poderemos dar entrada no cartório”, disse.

Ao término do encontro, Callado reafirmou que está à disposição dos empresários e que todas as providências serão tomadas para que as regularizações sejam feitas o mais breve possível. “A união fez a força. Os empresários se reuniram, decidiram e, sabendo que a prefeitura não tinha recursos, encomendaram o projeto ao engenheiro Marcos Pêgolo para resolver, de uma vez por todas, esse problema que já dura anos. Agradeço ao Ivan que tomou a frente e encorajou os outros empresários e também nos mostrou a solução desse problema. Ressalto que não foi a Prefeitura que solucionou, foi a boa vontade de vocês empresários que se uniram. Acredito que até fevereiro vocês estejam com as suas escrituras em mãos. Vamos fazer a nossa parte para isso”, garantiu o prefeito.

Participaram da reunião, alem de aproximadamente 20 empresários do distrito industrial, os secretários de Planejamento, Promoção Social e Agricultura, José Magalhães Rocha, Carlos Cardozo e Jorge Pêgolo, o diretor de divisão Fábio Martins e o empresário Ivan Cavalin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Audiência Pública para elaboração da LOA 2025 será no dia 23 de outubro

Com o objetivo de garantir transparência e a participação...

Prefeitura contrata empresa para revisão do Plano Diretor de Turismo

A Prefeitura de Jales acaba de finalizar a contratação...

Orçamento de Jales deve ser de R$ 322,7 milhões em 2025

Já começou a tramitar na Câmara Municipal de Jales...

Câmara aprova suplementação de R$ 1,7 milhões para diversas secretarias

A Câmara de Jales aprovou e já foi publicado...