A saudade e a vontade de encontrar ex-colegas de trabalho motivou Joselaine Justo Ternero a promover um grande encontro entre um grupo formado por ex-funcionários das Lojas Pêgolo, fundada na década de 60 e grande impulsionadora da economia e desenvolvimento da cidade com duas unidades em Jales e uma em Fernandópolis, comandadas pelo empresário Jayme Pedro Pêgolo.
“Sempre tive muita saudade e consideração pelos meus ex-colegas de trabalho e decidi, no dia 6 de outubro, criar um grupo no aplicativo Whats App para reunir o grupo. Começamos com apenas cinco contatos, mas a dimensão de nossa amizade é tão grande que rapidamente chegamos a 39 integrantes”. Josy revelou que quando pensou em um nome para o grupo lembrou da preciosidade que cada amigo foi em sua vida e decidiu batizar de “Diamantes da Pêgolo”.
Josy disse ainda que a saudade era tão grande que em apenas 32 dias o grupo já estava unido e planejou o almoço de confraternização realizado no dia 8 de novembro, na Chácara São José, pertencente ao “Valdecir da Farmácia do JACB”. “Foi emocionante. Nos abraçamos, choramos muito revivendo as lembranças, as amizades, a importância da loja Pêgolo para Jales e região e o carinho com que éramos tratados pelo seo Jayme Pêgolo, um verdadeiro pai para nós. Infelizmente ele não pôde comparecer por motivos particulares, assim como alguns ex-funcionários que não tiveram tempo de saber do grupo que criamos”.
Para Osvaldo Pereira Barbosa, o “Neguinho”, o encontro foi emocionante e muito alegre. “É realmente de emocionar um encontro dessa grandeza, com pessoas que fizeram parte de nossas vidas e da história econômica da cidade e região. Lembro-me que na Pêgolo, quase todos os funcionários entraram adolescentes e se tornavam adultos trabalhando na empresa. Era realmente uma grande família”, lembrou.
Josy ressaltou que alguns colegas de trabalho que infelizmente já faleceram e os que não puderam comparecer também deixaram saudade e fizeram falta no encontro no último dia 8. “Foi tão prazeroso que até camiseta comemorativa nos confeccionamos. Realizamos momentos de orações e recordamos diversas histórias que vivemos juntos. Foi tudo tão bom e emocionante que já marcamos a segunda edição para o ano que vem”, enfatizou antes de emendar: “Não posso deixar de agradecer a Jaqueline Resende e o Neguinho que foram fundamentais para que a nossa festa tivesse tanto brilho e a todos os Diamantes da Pêgolo que participaram”.
Para finalizar, Josy Ternero pediu para que ex-funcionários da Pêgolo que tenham interesse em participar do grupo “Diamantes da Pêgolo” entrem em contato pelo Facebook através do perfil Joselaine Justo Ternero, informando que foi funcionário da empresa.
História da empresa
As lojas fundadas por Jayme Pedro Pêgolo comercializavam calçados e artigos esportivos e foram grandes responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da cidade. A primeira delas foi instalada na Rua 12.
Em 1951: Jayme chegou a Jales juntamente com sua família, provenientes de Ingás, Distrito de Nova Granada. Adquiriram terras na zona rural, mas seu tio “Primo Bellão”, que era sapateiro, montou uma empresa no comércio de Jales, no ramo de sapataria e convidou Jayme para trabalhar e aprender o ofício.
1957: Primo Bellão decidiu mudar de ramo e passou o negócio para Jayme Pêgolo, que passou a fabricar chuteiras, sapatos sob encomenda, sempre no ramo da sapataria.
1961: Em 28 de janeiro desse ano, Jayme resolveu expandir seu ramo de negócios, passando a, além de fabricar e consertar sapatos e chuteiras, a adquiri-los de indústrias para comercializar, tornando-se um comerciante varejista de calçados.
1968: Em 21 de janeiro, a firma de Jayme Pedro Pêgolo é registrada na JUCESP. Passou a vender por crediário, aumentando sua capacidade de atendimento, contratando mais funcionários dos setores administrativo e de vendas, sempre em seu tradicional ponto comercial na Rua 12, no Centro de Jales.
1975: Em 25 de outubro, a firma Jayme Pedro Pêgolo, abre sua primeira filial, na Avenida Francisco Jalles, onde hoje funciona a Droga Raia. Contratou mais pessoal administrativo e de vendas.
1984: Em 20 de novembro, a Pêgolo abriu sua segunda filial, localizada na Rua Brasil, 1894, no centro de Fernandópolis. Uma das lojas mais bem montadas do ramo.
1999: A firma de Jayme Pedro Pêgolo, tendo o maior estoque de produtos no ramo, o maior crediário de toda a região, um grande giro e, sentindo a necessidade de maior rapidez nas informações, decidiu se informatizar para atender melhor a demanda exigente de sua enorme clientela.
2004: As lojas Pêgolo são consideradas por seus fornecedores e clientes uma das mais estruturadas lojas do ramo de calçados e artigos esportivos, atendendo a região e cidades dos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tendo em seu quadro 34 funcionários treinados e dedicados ao honesto e bom atendimento. (Colaborou: Osvaldo Pereira Barbosa – o Neguinho).