Proprietários de novas construções de Jales deverão ser obrigados a plantar mudas de árvores em frente às edificações. O Projeto de Lei foi apresentado pelo vereador Fagner Pelarini, o Nenê do Pet Shop, e aprovado, por unanimidade, pelos vereadores durante a sessão ordinária do dia 26 de outubro.
O vereador destacou que “nós, moradores urbanos, temos uma visão bastante pontual sobre a função das árvores, que normalmente não passa da compreensão limitada às funções de sombreamento e paisagismo. Nesse sentido, é importante destacar que os benefícios das árvores no meio urbano vão muito além da produção de sombra e da beleza paisagística. A presença de árvores nas cidades traz diversas outras vantagens à população, entre as quais podem ser destacadas a infiltração de água no solo, redução da sensação térmica, atenuação da poluição sonora, quebra-vento, microhabitats para a fauna, liberação de oxigênio e absorção de poluentes“, justificou Nenê.
Com a aprovação, ficará obrigatório o plantio de árvores em novas construções no perímetro urbano de Jales, sendo que o plantio e a variedade da árvore a ser plantada deverão constar do projeto de construção e é condição para aprovação na Prefeitura. Nenê ressaltou que a quantidade de árvores a ser contemplada no projeto de construção para plantio atenderá ao espaçamento máximo de 6 metros de frente para a rua.
“Estimular a preservação de áreas verdes e o plantio de árvores permite que cada residência possa ter um “microclima” diferenciado, equilibrado do ponto de vista ambiental e ainda incentivar a prática ecológica”, esclareceu o vereador.