Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Com matrículas abertas, Enem oferece certificado para ensino médio

Date:

Muita gente não sabe, mas o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) permite que as pessoas que não terminaram os estudos na idade adequada obtenham os Certificados de Conclusão do Ensino Médio. As inscrições para o Enem 2015 estão abertas até 5 de junho.

Para conseguir a certificação do ensino Médio, o candidato precisa seguir alguns procedimentos no quesito  “Situação de conclusão do ensino médio” e selecionar a opção que melhor representa sua condição. Em seguida, deve informar se pretende utilizar as notas do Enem para solicitar certificação do ensino médio ou não. Na sequência, pesquise sua escola na lista apresentada.

Somente poderá solicitar certificação do ensino médio o participante que ainda não concluiu a etapa e que, no primeiro dia de realização das provas, tenha completado 18 anos. Interessados em solicitar a certificação de conclusão do ensino médio, devem indicar em qual instituição deseja obter a certificação. Uma lista com as instituições certificadoras possíveis aparecerá o Estado ao qual ela pertence. 

Estimativas do IBGE afirmam que quase 6,5 mil jalesenses não eram alfabetizados em 2012 e, segundo o MEC (Ministério da Educação e Cultura), em 2013, apenas 137 moradores de Jales estavam matriculados em cursos de educação de Jovens e Adultos com idade entre 18 e 29 anos. 

Contrariando todas as indicações, a maior parte, 56, preferiu não declarar a sua cor ou raça. 41 se disseram brancos, 35 pardos e apenas 5 deles se autodeclararam pretos. Nenhum era índio ou oriental. 

Financiamento Estudantil

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

A participação na prova é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). 

Durante o ato da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone fixo ou celular válido. Também é necessário cadastrar um e-mail, o qual não pode ser utilizado por outro participante, além de criar pergunta e resposta de segurança.

Na edição deste ano, estão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015, matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem carentes. Para os demais, o valor é de R$ 63 e o pagamento deve ser efetuado até as 21h59 do dia 10 de junho.

No Enem 2015, travestis e transexuais poderão usar o nome social. Para tanto, deverão, de 15 a 26 de junho, preencher formulário específico, por meio do sistema do exame na internet, encaminhar cópia de documento de identificação e uma foto recente. Antes disso, devem fazer a inscrição normalmente, no período estipulado no edital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Jalesense assume a Presidência do Tribunal de Justiça do MS

O Poder Judiciário do Estado do Mato Grosso do...

Pesquisa para prefeito de Jales aponta Luis Henrique com 63,2% e Dr.Penariol com 4,8%

O SBT Interior publicou na última quarta-feira,28 de agosto,...

UNIJALES celebra 54 anos de história com muita música e show pirotécnico

Na segunda-feira, 25 de março, o Centro Universitário de...