Ainda neste mês os consumidores jalesenses terão em mãos a primeira pesquisa de preços de alimentos periódica realizada na cidade. O levantamento será feitos semanalmente pelo Núcleo de Pesquisa de Preços Agropecuários – NEPA da Fatec Jales (Faculdade de Tecnologia). Inicialmente, o Núcleo fará o levantamento dos preços da banana, depois do tomate, uva e laranja. Os resultados estarão disponíveis ao público no site da Faculdade.
Os produtos foram escolhidos conforme a relevância econômica na região de Jales, mas principalmente ao fato de serem produtos “da época”, que facilitam a adaptação da metodologia de pesquisa. Inicialmente, o resultado não servirá para trabalhos acadêmicos internos da instituição.
Segundo a professora Dejanira Facioni, responsável pelo projeto, a pesquisa está relacionada com a disciplina de Comercialização do curso de Tecnologia em Agronegócio em parceria com a Empresa Júnior da Fatec Jales e com a professora Cristina Tondato.
As consultas serão feitas via telefone para agilizar o processo e permitir que os preços sejam pesquisados semanalmente. “A ideia é obter informações do maior número de produtores possível para que não sejam sempre contatados os mesmos produtores”. Os preços a serem pesquisados são os primários, oferecidos pelos produtores na base da cadeia de comercialização. O preço de varejo pode ser avaliado, mas pertenceria a etapas posteriores do projeto. “O intuito, no momento, é verificar o preço real pago aos produtores e não os pagos pelos consumidores finais”.