Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Números da dengue tendem a explodir nos próximos dias

Date:

Até a última terça-feira, Jales tinha contabilizado 1451 notificações de casos suspeitos de dengue. 437 casos forma confirmados, sendo 409 positivos autóctones e 28 positivos importados. Porém, como o município entrou em estado de epidemia, todas as notificações que chegarem a partir de agora serão contadas como positivas, o que deve fazer com que o número aumente muito rapidamente.  

O alerta é da funcionária de informação e prevenção vigilância Epidemiológica de Jales, Vanessa Luzia da Silva. “Esses números que temos até agora são os positivos concluídos através da sorologia, mas a gente já parou a sorologia e todas as notificações que estão entrando entram como positivo. Esses números serão muito maiores porque a gente recebe em torno de 30 notificações por dia”, disse em entrevista ao repórter Tony Ramos.

Ainda segundo ela, com o nível de contaminação atingido, a cidade deixa de ter pontos críticos, e nem apresenta pontos livres da doença, portanto a Vigilância está realizando o trabalho de combate e prevenção em todos os pontos da cidade.    

O órgão lembra que a redução da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, é esperada para o fim do período chuvoso, mas não depende apenas de chuvas. Objetos muito pequenos como tampinhas de garrafas, servem de criadouros. Outros recipientes que acumulam água durante todo o ano também podem se tornar abrigos do inseto, caso não sejam mantidos limpos. É o caso dos bebedouros de animais, caixas de água sem tampa e vasos de plantas. “O mosquito não precisa de muita água para se desenvolver. Com chuva a situação piora, mas não quer dizer quando a chuva parar a dengue acaba. A gente tem que se preocupar sempre, o ano inteiro”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS