Mais de 144.500 serviços de trânsito foram prestados pela população pela unidade de Jales do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) desde o dia 27 de março de 2013, quando foi inaugurada. Referentes à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram exatos 56.639 serviços, além dos 87.907 referentes à veículos.
O posto de atendimento na Rua Dez, no Centro da cidade possui infraestrutura moderna, funcionários treinados e capacitados, atendimento por meio de senha, condições de acessibilidade, computadores que garantem o acesso aos serviços online, pagamento de taxas com cartão de débito e sistema para avaliação do serviço prestado.
Pesquisa realizada através desse sistema de avaliação mostrou que 99,03% dos usuários consideraram o atendimento ótimo ou bom, desde o início do funcionamento do posto, no primeiro semestre de 2013. Entre os serviços mais procurados figuraram a renovação da CNH, obtenção da 1ª habilitação e licenciamento e transferência de veículos.
De acordo com o Detran-SP, entre os principais motivos para a aprovação dos usuários estão a qualidade da infraestrutura e a redução do prazo para execução dos serviços.
Entre os principais motivos para a aprovação do público estão a melhor infraestrutura e a redução do prazo na execução de serviços. A permissão para dirigir (1ª habilitação) e a renovação da CNH, que antes demoravam 15 dias, hoje são emitidas em quatro dias úteis. O licenciamento de veículos, que na unidade antiga era feito em três dias úteis, atualmente fica pronto em quatro horas; e a transferência de veículos, que levava cinco dias úteis, agora é realizada em até dois dias.
Para o diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg, “nosso objetivo é oferecer ao cidadão um serviço de qualidade, com menos burocracia e mais transparência. Os resultados já obtidos em Jales apontam que estamos no caminho certo”, afirmou.