Pelo serviço digno e humanizado que é prestado aos idosos, o Hospital de Câncer de Barretos recebeu do governo do Estado de São Paulo o selo de adesão “Hospital Amigo do Idoso”. A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo tem o objetivo de incentivar e apoiar a qualificação geronto-geriátrica dos hospitais como referência assistencial que inclui, valoriza e preserva a autonomia e independência dos idosos.
Focado na humanização dos cuidados paliativos, o Hospital São Judas Tadeu anexo ao complexo HC Barretos tem como finalidade melhorar a vida do paciente e de seus familiares, além de ser um local onde as pessoas contam com um ambiente para viver de forma prazerosa até os seus últimos momentos.
O Selo
O ‘Selo Hospital Amigo do Idoso’, é concedido a unidades hospitalares públicas, privadas, filantrópicas ou fundacionais que se qualificam, segundo os critérios de avaliação, em quatro níveis: adesão, inicial, intermediário e pleno. Para fins de avaliação das unidades hospitalares, foi instituída a Comissão de Avaliação do Selo do Hospital Amigo do Idoso (Resolução SS 02/2015).
A Secretaria de Estado da Saúde iniciou a certificação pelos hospitais, pois são importante fator de risco para o declínio funcional que pode ser agravado por iatrogenias, aumentando o número de dias de internação, dependência, institucionalização e mortes prematuras.
HC Barretos
O Hospital de Câncer de Barretos tem como objetivos principais, prestar assistência médico-hospitalar gratuitas à pacientes que necessitem de tratamento oncológico; promover o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área e difundir o diagnóstico precoce e a prevenção da doença.
A instituição tem como lema tratar a todos com dignidade e amor. Por isso, o Hospital de Câncer de Barretos tem longa tradição no atendimento de idosos vindos de todo o Brasil. São mais de 90 mil pessoas acima dos 60 anos atendidas.