Domingo, Novembro 24, 2024

Primeiro escalão de Callado terá apenas três tucanos

Date:

Depois de enfrentar algumas dificuldades para formar a sua equipe de governo, o novo prefeito Pedro Callado parece ter, finalmente, encontrado os colaboradores que irão assessora-lo – espera-se – nos quase 22 meses que ainda faltam para o final da administração 2013-2016. Dos assessores de primeiro escalão deixados pela prefeita cassada Nice Mistilides, apenas a secretária de Saúde, Nilva Rodrigues, continua no governo. 

Callado escalou 05 servidores – Andre Wilson Neves da Silva, Ademir Molina, Benedito Dias da Silva Filho, Marynilda Cavenaghi e José Antonio Vicentim, este último aposentado – e pelo menos 03 tucanos (Ivan Bertucci, Carlos Cardoso e Jorge Pêgolo), para o primeiro escalão. Dois ex-auxiliares do ex-prefeito Humberto Parini – Manoel Andreo de Aro e Francisco Melfi – também foram recrutados por Callado. O time de assessores de confiança do prefeito terá apenas 12 titulares.

Pelo menos 09 cargos de chefia de gabinete das secretarias vão ficar vagos. Apenas a Secretaria de Fazenda terá um chefe de gabinete, o qual ficará responsável pelo setor de licitações. O cargo de chefe de gabinete do prefeito, que tem status de secretário, foi preenchido por um ex-assessor da deputada Analice Fernandes. O prefeito ainda não indicou ninguém para a coordenação do Consirj, onde a Prefeitura de Jales é responsável pelo pagamento de 70% do salário do coordenador, que ganha, atualmente, R$ 5,5 mil. Nesta página, o jornal A Tribuna mostra o time de Callado:

O jornalista e advogado Francisco Melfi foi escolhido para comandar a Secretaria de Comunicação. Ele responderá, também pela Secretaria da Administração. Desde que se mudou para Jales, em 1969, a convite do ex-prefeito Edson Freitas de Oliveira, Chico Melfi já participou de vários governos e tem experiência em ambos os setores. Ele assessorou os prefeitos Caparroz, Guisso, Rato e Parini, ficando fora do governo apenas no mandato tampão de Hilário Pupim e no governo Nice. Chico já foi, também, procurador jurídico e assessor parlamentar da Câmara Municipal.

Na Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo, o prefeito Callado escalou o servidor municipal e radialista Ademir Molina, que há muitos anos é funcionário daquela pasta. Molina é conhecido por sua atuação como incentivador do esporte amador, sobretudo do futebol. Ele foi peça importante na organização das edições dos Jogos Regionais realizados em Jales nos anos de 2011 e 2014.

A Secretaria de Educação foi, como diria o vereador André Macetão, um dos “pomos de Aquiles” da administração Nice. Por isso mesmo, a professora Marynilda Cavenaghi Nacca, servidora de carreira daquela pasta, deverá ter muito trabalho. Ela não aceitou o convite do novo prefeito para ocupar o cargo de secretária, mas ficará responsável pela pasta neste início de governo Callado. Marynilda é vinculada politicamente ao PMDB. Nas eleições de 2012, ela ocupou a 5ª posição entre os candidatos a vereador mais votados, mas, acabou não sendo eleita porque o partido não alcançou o quociente eleitoral.

José Magalhães Rocha, o secretário de Planejamento, voltou para Jales há alguns anos, depois de construir uma sólida carreira como executivo de grandes empresas multinacionais, como a Philips e a DHL, maior empresa de logística do mundo. O novo secretário nasceu em Mesópolis e, no final dos anos 60, veio para Jales como interno da Escola Vocacional, para fazer o ginasial na atual EE “Dom Artur Horsthuis”. Magalhães estava cotado para assumir também a Secretaria de Fazenda, mas acabou sendo escalado apenas para o Planejamento.

Depois de algum suspense, o ex-vereador tucano Jorge Pêgolo assumiu a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente. Pêgolo, que é delegado de polícia aposentado, é da área: ele possui uma pequena propriedade rural, onde cria algumas cabeças de gado. Nos bastidores da política, comenta-se que o nome de Jorge Pêgolo teria enfrentado resistências dentro do seu próprio partido – o PSDB – mas ele acabou sendo convidado por Callado para a Agricultura e Meio Ambiente.

O ex-vereador Carlos Roberto Cardoso da Silva, o Cardosão, estava cotado para a chefia de gabinete do prefeito, mas acabou sendo encarregado por Callado de cuidar dos projetos sociais desenvolvidos pela Secretaria de Promoção Social do Município. Como presidente do diretório local do PSDB, o novo secretário foi um dos principais articuladores, juntamente com a deputada estadual Analice Fernandes, do projeto político que juntou os candidatos Nice Mistilides-Pedro Callado para a disputa das eleições de 2012. Apesar da importante contribuição que deu para a vitória de Nice, Cardosão foi deixado de lado pela prefeita cassada.

O engenheiro civil Manoel Andreo de Aro é filho de um antigo servidor municipal, o topógrafo Pedro Padilha. Em 2010, ele substituiu o então secretário de Obras do governo Parini, Antonio Marcos Miranda, e ficou até o final do governo do petista. No período em que ocupou a Secretaria de Obras, De Aro era muito respeitado pelos servidores de sua pasta e pelos vereadores, inclusive os da oposição.

A secretária de Saúde, Nilva Rodrigues de Souza, é a única remanescente do primeiro escalão da ex-prefeita Nice Mistilides. Funcionária da Secretaria de Estado da Saúde, Nilva afastou-se no início de 2013, para assumir o comando da Saúde Municipal. Na opinião de pessoas que acompanharam a performance da administração Nice, inclusive de alguns vereadores, Nilva vem fazendo um bom trabalho na Saúde. Mesmo assim, especula-se que a permanência dela ainda não foi decidida e que o prefeito Pedro Callado estaria sondando outras pessoas para substituir Nilva.

André Wilson Neves da Silva é servidor de carreira e está há vários anos na Secretaria de Fazenda, onde atua como contador. Reconhecidamente competente, ele foi escolhido de comum acordo para substituir a também servidora Sirlene Gonçalves Pacheco, no cargo de secretário. André estreou como secretário na segunda-feira, 02, durante a conturbada assembleia geral dos servidores. Apesar da estreia pouco auspiciosa, André conhece como ninguém os problemas financeiros da Prefeitura e é tido pelos próprios colegas como a pessoa ideal para comandar as finanças municipais.

Aposentado há quatro anos, José Antonio Vicentin foi um dos servidores municipais com mais tempo – mais de 40 anos – de serviços prestados à Prefeitura de Jales, onde começou a trabalhar aos 12 anos, como guardinha. Boa parte desse tempo, Vicentin trabalhou no setor de compras e licitações e, quando o prefeito Callado perguntou a algumas pessoas de sua confiança quem seria o nome ideal para cuidar do problemático setor de licitações, o nome dele surgiu naturalmente. Conhecido por sua seriedade, Vicentin tem a confiança e o respeito dos demais servidores do setor de licitações. No governo Parini, ele trabalhou no setor de licitações e, após aposentar-se, foi o chefe de gabinete da Secretaria de Educação, responsável pelas compras daquele setor. Vicentin é o novo chefe de gabinete da Fazenda.

O novo procurador geral do município, o jovem advogado Benedito Dias da Silva Filho, é originário de São Francisco, onde moram seus pais, mas trabalha na Prefeitura de Jales desde 2009, depois de ser aprovado em um concurso para procurador jurídico do município. Ele foi discípulo do ex-procurador geral Izaías Barbosa de Lima Filho.

Com status de secretário, o tucano Ivan Bertucci Nunes é o chefe de gabinete do prefeito Pedro Callado. Ex-empresário do ramo de confecções, Ivan é filiado ao PSDB e estava vinculado, como assessor parlamentar, ao gabinete da deputada estadual Analice Fernandes. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

MP pede cassação e inelegibilidade de vereadora eleita

O Ministério Público Eleitoral de Jales está pedindo a...

9 a 1: Luis Henrique se consolida como maior liderança política do município

O prefeito Luis Henrique Moreira (PL) alcançou no último...

Eleição em Jales, apenas cinco urnas precisaram ser trocadas

O dia de votação em Jales transcorreu sem intercorrências...

Às vésperas da eleição, Luis Henrique amplia a vantagem sobre Penariol

A mais recente pesquisa divulgada pelo SBT Interior nesta...