Domingo, Novembro 24, 2024

553 eleitores podem perder o título na Comarca de Jales

Date:

A Justiça Eleitoral está convocando 553 eleitores da Comarca Eleitoral de Jales, que engloba a sede e outras 9 cidades, para regularizarem seus Títulos Eleitorais. O edital com o chamamento está sendo publicado hoje no jornal A Tribuna.

Em Aspásia há 12 com risco de perder o Título de Eleitor. Em Dirce reis são 6, em Jales 396, Mesópolis 13, Paranapuã 8, Pontalinda 42, Santa Albertina 24, Santa Salete 8, Urânia 36 e Vitória Brasil há 8.

São eleitores que não cumpriram sua obrigação eleitoral (votaram ou justificaram) nos últimos três pleitos. Na Comarca Eleitoral de Jales, isso inclui a eleição municipal de 2012 e o primeiro e segundo turno de 2014.

Quem estiver nessa situação precisa pagar as respectivas multas que custam R$ 3,51 por pleito ausente. Caso não compareçam ao Cartório Eleitoral em 60 dias terão o documento cancelado.

Segundo a chefe do órgão, Dariyene Shiroma Vieira, o eleitor precisa comparecer munido de um documento de identidade, Título de Eleitor e solicitar a guia de pagamento, que pode ser feito em qualquer banco.

Quem desejar justificar a ausência precisa levar um comprovante que justifique a falta. “Quem votou e acha que o seu nome foi incluído na lista irregularmente, pode trazer o comprovante de Votação. Quem estava no exterior pode trazer um passaporte”.

No Cartório, o eleitor pega a guia, vai ao banco, paga e depois retorna ao órgão com o comprovante de pagamento para que o título seja regularizado.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as regras valem para os brasileiros alfabetizados que têm entre 18 e 70 anos, menos os analfabetos, os que têm 16 e 17 anos e os maiores de 70. Também não estão sujeitas ao cancelamento as inscrições atribuídas a pessoas portadoras de deficiência que torne impossível ou extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais.

A relação com dos eleitores sujeitos ao cancelamento estará disponível no próprio Cartório Eleitoral de Jales.

E-MAILS FALSOS

A Justiça Eleitoral alerta que o Tribunal Superior Eleitoral não envia mensagens via e-mail para ninguém. Tais mensagens geralmente contêm um comunicado de cancelamento do título eleitoral e uma solicitação de atualização dos dados cadastrais do internauta, sob a falsa alegação de que uma suposta ausência dele como mesário teria gerado o cancelamento de seu título de eleitor.

A Justiça Eleitoral informa que não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de títulos eleitorais ou para convocar O TSE ressalta que não autoriza qualquer outra instituição a enviar e-mails em seu nome. Mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

MP pede cassação e inelegibilidade de vereadora eleita

O Ministério Público Eleitoral de Jales está pedindo a...

9 a 1: Luis Henrique se consolida como maior liderança política do município

O prefeito Luis Henrique Moreira (PL) alcançou no último...

Eleição em Jales, apenas cinco urnas precisaram ser trocadas

O dia de votação em Jales transcorreu sem intercorrências...

Às vésperas da eleição, Luis Henrique amplia a vantagem sobre Penariol

A mais recente pesquisa divulgada pelo SBT Interior nesta...