Sábado, Abril 19, 2025

Sem informações, lojistas e consumidores ficam perdidos sobre horário do comércio

Date:

Não faz muito tempo que os consumidores de Jales e região sabiam com certeza o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais durante as datas comemorativas, como Dia dos Pais e de Nossa Senhora da Assunção, transcorridos nesta semana. Tanto as grandes lojas de rede nacional quanto os grandes supermercados da cidade tinham o horário de funcionamento claramente definido e divulgado, facilitando o acesso de consumidores da cidade e de municípios vizinhos. Muitos desses estabelecimentos têm a maior parte de seu faturamento atribuído aos visitantes de fora.
Até pouco tempo os comerciantes recebiam um memorando com a sugestão de horário, já que não poderia ser legalmente uma imposição. Quase sempre tratava-se de um acordo coletivo entre patrões e trabalhadores.
Na semana que passou, durante o feriado municipal de Nossa Senhora da Assunção, muitos desses consumidores simplesmente “bateram com a cara na porta”. Não porque os supermercados ficaram fechados, diga-se de passagem, em atitude louvavelmente respeitosa à Padroeira. Mas porque estavam mal informados e não sabiam sobre o horário especial. Afinal, mesmo nos feriados nacionais e domingos, os grandes supermercados de Jales ficam abertos. Nos municipais, nunca fecham.
Na semana anterior, no Dia dos Pais, houve uma enxurrada de telefonemas para as rádios e para a redação deste jornal para saber se o comércio ficaria aberto até mais tarde.
Vários telefonemas e mensagens pelo WhatsApp foram direcionadas na rádio Regional. O colega Wilson Flumenal atendeu outros tantos na rádio Assunção. Acreditamos que o mesmo deve ter acontecido em outras emissoras.
Questionado, um comerciante respondeu laconicamente: Quem deveria informar, se trancou na sua caixinha.
Resposta mais acertada não poderia haver. Busquei intensamente nas redes sociais da Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ), entidade que deveria representar comerciantes e empresários da cidade, mas nenhuma informação encontrei sobre o horário especial. Apenas no seu site na internet há um calendário que tradicionalmente é publicado no começo do ano. Dificilmente acessado por comerciantes e impossível de ser visualizado por consumidores comuns.
Por outro lado, encontramos diversas publicações sobre os serviços oferecidos aos comerciantes, como consulta ao escore do consumidor, por exemplo, e a pobre promoção que atrai cada vez menos adesão. Seja pelo alto valor que cobram dos associados que quiserem aderir, seja pela péssima divulgação da promoção, seja pelos prêmios pouco atraentes. Enxergando a desvantagem, vários comerciantes decidiram realizam por sua conta as promoções para atrair os consumidores no Dia dos Pais. Muito mais barato, eficiente e com premiação garantida.
A conclusão é que a entidade que deveria prestar serviço, está cada vez mais preocupada em faturar, faturar, faturar e faturar. Se tornou uma empresa argentarista, plutocrata e capitalista, que oferece serviços predatoriamente até em concorrência com alguns de seus associados e não tem qualquer preocupação com o aumento das vendas ou divulgação do comércio, sua função precípua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS